Nos últimos meses muito brasileiros têm temido mudanças na liberdade de uso da internet. depois de ameaças e a derrubada de vários sites, surge a questão: É possível censurar a internet?
Não existem dúvidas de que pode ser feito. Seria uma tarefa até simples para alguns países, como é o caso da China, já que “o governo chinês está envolvido na censura mais extensiva do mundo, que afeta o maior número de pessoas”. E tal repreensão é tão eficiente que grande parte da população sequer a percebe.
A china possui uma lista negra de sites bloqueados e para garantir a censura, investiu no desenvolvimento de sites nacionais para substituírem os ocidentais. Sendo assim no lugar do Google os chineses usam o Baidu; em vez de Facebook utilizam o Renren. E até o Twitter foi trocado por Weibo, e essa versão nacional faz muito sucesso, já são mais de 250 milhões de usuários, números quase iguais ao do Twitter.
Essas versões nacionais foram criadas justamente para que o governo controlasse as redes sociais e para completar essa repreensão, existem ainda termos que são proibidos que ao serem utilizados, automaticamente cancelam a sua conta.
Um mundo diferente, é assim que alguns chineses que conseguem burlar os bloqueios enxergam o lado “desconhecido” da web. São poucos os que conseguem driblar a censura chinesa, e quando conseguem, por exemplo, acessarem o twitter, não podem falar com nenhum chinês pois, não os
encontraram cadastrados em nenhuma rede ocidental, então deverão se relacionar apenas com usuários de outra etnia, fato que os faz perder ainda mais o interesse. Sem contar a grande chance de serem descobertos e presos.
O índice de hackers que burlam as leis chinesas é baixo. Afinal, eles até podem inventar um software para saírem da censura mais não criaram anda parecido para escaparem da prisão!
Depois de tanta repreensão, fico pensando como seria essa “lei” de censura da internet em solo brasileiro! Como seria viver em um mundo tão fechado e dominado pelo governo! Um terra que nem a internet, que é algo que realmente nos permite “viajar e experimentar a liberdade” seja livre!