sábado, 19 de janeiro de 2013

Quando A Internet Esta Lenta . O Que Fazer


O que fazer quando a conexão com a internet fica lenta?Parece até que cortaram o cabo de rede! (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)
Você é um dos grandes privilegiados em ter uma conexão de alta velocidade no Brasil. Acostumado a se deliciar com as maravilhas e toda a rapidez que aqueles vários MBs de velocidade podem lhe proporcionar, você não consegue nem se imaginar voltando aos tempos em que a sua música preferida era aquele característico barulho da conexão discada.
Pior ainda: você é um dos milhões de brasileiros que ainda tem que sofrer com um plano de internet caro, extremamente instável e que, vez ou outra, acaba entregando uma velocidade muito inferior àquela prometida em contrato. Bem, tanto em um caso como no outro a questão é: o que fazer quando a conexão é realmente lenta?
Nós selecionamos algumas dicas bastante simples, mas que podem ajudar no caso de sua internet ficar extremamente lenta – tudo para você não ficar tão nervoso quando for passar alguns dias de férias na praia ou na casa daquela sua vó em Pirassununguinha do Norte. Confira.

Desligue os programas secundários

Quando você estiver com uma conexão lenta, uma das primeiras ações a se fazer é economizar banda, ou seja, fazer de tudo para direcionar a capacidade disponível de internet àquilo que realmente importa. Por isso, uma boa ideia é começar desativando os programas secundários e que não são fundamentais para a sua atividade.
uTorrent e sua nova interface
Hoje em dia, com tantos serviços online (e com a hospedagem de arquivos na nuvem sendo cada vez mais utilizada), é muito comum nos esquecermos de que a maioria dos softwares que trabalha com essa conexão direta com a internet são iniciados automaticamente, junto com o sistema operacional.
Assim, aproveite para desligar o uTorrent e o DropBox, por exemplo. Comunicadores normalmente não consomem muita banda de internet, por isso, você até pode mantê-los em funcionamento (se conseguir!). Contudo, lembre-se também de que não dá para “abusar” e sair por aí procurando uma conferência em vídeo no Skype, por exemplo.

Priorize, separe e escolha o que fazer

Algumas pessoas dependem muito da internet para as suas tarefas do dia a dia. Este que vos escreve, por exemplo, curte ouvir músicas por meio do YouTube enquanto está redigindo os seus artigos. Com a internet rastejando, fazer isso só vai trazer dores de cabeça para você, afinal de contas, nada vai abrir direito (nem mesmo o site de vídeos da Google).
Com uma conexão lenta é preciso priorizar, direcionar os “esforços” da rede para o que realmente importa – e para aquilo que você é capaz de abrir no computador. Assim, uma boa ideia é separar em uma lista (ou mesmo mentalmente) tudo o que for possível de ser feito com pouca banda.
O que fazer quando a conexão com a internet fica lenta?Aproveite que não há internet para se divertir no Excel (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)
Se você tem dois trabalhos de faculdade, um envolvendo vídeos que devem ser assistidos por streaming e outro no qual é preciso realizar alguns exercícios, dê prioridade para o segundo, por exemplo. Quer ouvir música? Tire a poeira dos seus CDs e aproveite para se lembrar do quanto você gostava de bandas muito estranhas!
Além disso, nesses momentos também é importante abandonar aqueles serviços online que trabalham realizando sincronizações automáticas em pequenos intervalos de tempo. Assim, em vez de escrever diretamente no Google Drive, faça “aquele” esforcinho muito especial e utilize a opção que você já tiver no PC – mesmo que isso signifique escrever no WordPad ou no próprio Bloco de Notas.

Mais carinho com o navegador

Com a internet rastejando, lembre-se de que é preciso utilizar o seu navegador de forma totalmente diferente. Se não dá para ligar o YouTube, também não recomendamos que você sobrecarregue o browser acessando, como se não houvesse amanhã, um amontoado de abas de uma só vez.
O que fazer quando a conexão com a internet fica lenta?
Com pouca banda, o ideal é você abrir uma ou duas páginas de cada vez. Lembre-se também do conselho anterior e não perca tempo olhando para uma barrinha de progresso. Vá fazer algumas tarefas que podem ser realizadas offline. Além disso, vá até o menu de extensões do seu navegador e desligue temporariamente todos os complementos que consomem internet.
Se você utiliza o Mozilla Firefox, outra opção muito útil é desativar o chamado “Link Prefetching”, uma função que prevê aquilo que você pode querer abrir no futuro e, em segundo plano, baixa e arquiva constantemente dados sobre os sites que você possa vir a visitar. Apesar de só funcionar em determinadas páginas, isso pode acabar “comendo” parte da sua conexão.
Para desativar essa opção, digite, na própria barra de endereços do navegador, o comando “about:config”. Se for a primeira vez que você faz isso, perceba que surge uma mensagem avisando que mexer nessas configurações pode ser perigoso. Clique em “Serei cuidadoso, prometo!” e siga em frente.
O que fazer quando a conexão com a internet fica lenta?
No campo de pesquisa disponibilizado pelo Firefox, procure o processo “network.prefetch-next”. Clique duas vezes sobre ele e, em seguida, marque a opção “Inverter valor”. Depois, cheque se a opção passa a mostrar a marcação "false". Pronto, ferramenta desativada.

Navegador para a conexão lenta

Se você não quer desconfigurar o seu navegador (que já está arrumado do jeitinho que você gosta!), uma boa alternativa é manter um browser para “momentos de desespero”. Dessa forma, você tem sempre um programa pronto para ser utilizado quando a conexão com a internet não quiser funcionar como deveria.
Você pode mantê-lo sem complementos, com o “Link Prefetching” desligado e, ainda, com várias ferramentas desativadas, como as configurações Java e Flash, por exemplo, que podem ser desligadas nas opções do programa. Outra opção interessante é aumentar a capacidade de armazenamento de cache do navegador. Com isso, ele não precisará ficar recarregando vários sites que você visita com frequência.
O que fazer quando a conexão com a internet fica lenta?Navegação turbinada (Fonte da imagem: Reprodução/Opera)
Por fim, alguns browsers contam com ferramentas específicas e que podem vir bem a calhar nessas horas. O Opera, por exemplo, apresenta uma alternativa chamada de “Opera Turbo”, algo que pode facilitar a sua vida quando a internet não quiser colaborar.
No desespero, você pode ainda fazer algo estranho – e até mesmo desconfortável – na hora de navegar: procurar a versão web das páginas visitadas. A maioria delas conta com versões especificas para internet móvel, mais leves e acessíveis. Uma boa dica, nesse caso, é colocar um “m” antes do link desejado:
  • “www.m.sitequequeroabrir.com.br”
Outra opção muito comum – e que você também pode tentar– é o “\m\”, geralmente inserido no final do endereço. Algo como:
  • “www.sitequequeroabrir.com.br\m\”.

Altere o seu DNS

Muitas vezes a causa da lentidão da sua internet pode não ser o provedor, mas sim o DNS que você está utilizando. Trocá-lo por outro é muito fácil, e opções gratuitas não faltam. O mais popular do mundo, por exemplo, é oferecido por ninguém menos do que a Google. Caso não saiba como alterá-lo, clique aqui e confira várias explicações de como você deve proceder.

Apele para alguns programas

Existem vários programas que se dizem capazes de ajudar na hora de dar uma turbinada na sua conexão com a internet. São aplicativos que pulam de um DNS para o outro, desligam funções do PC e diversas outras ferramentas. Nós até produzimos um artigo reunindo as melhores alternativas que trabalham nesse sentido.

Caiu? Use o plano de dados do celular

Se você está em um lugar remoto ou a sua conexão caiu completamente, uma alternativa desesperadora, mas que pode funcionar, é transformar o seu smartphone em roteador, fazendo-o dividir o plano de dados móvel com o seu computador (caso seja um notebook ou uma máquina com conexão wireless, é claro).
Fazer isso em gadgets com sistema operacional Android ou mesmo no iPhone é uma tarefa mais simples do que você imagina. Clique aqui para conferir um passo a passo ensinando direitinho como configurar o seu aparelho.

Reconheça a derrota!

A sua internet morreu, você não conta com nenhum gadget com conexão por meio de plano de dados e nem um pai de santo faz o seu modem ressuscitar. Bem, aí você vai precisar apelar. Dessa forma, aproveitando toda a sua cara de pau, vá até o seu vizinho e pergunte se ele pode dividir a conexão por um tempo com você. Nesses casos, prometer que o favor será retribuído é um argumento muito importante!
O que fazer quando a conexão com a internet fica lenta?
Se vocês não forem lá muitos amigos, você ainda pode pegar o seu notebook e procurar um local com conexão gratuita, como um shopping, um café ou uma escola, por exemplo. Caso o seu PC não seja portátil, ir até uma lan house é, talvez, a única opção que resta para você conseguir navegar na internet.
Por fim há ainda uma última opção. Se você não tem nada de urgente para fazer na rede e tudo o que você queria mesmo era curtir umas fotos e postagens no Facebook, aproveite para sair dar uma volta por aí, deixando o mundo virtual para mais tarde. Mas que a internet não demore para voltar, é claro!


LED Que Pode Brilhar Como Uma Lampada Incandescentes


Lâmpadas de LED poderão brilhar com a mesma cor das antigas incandescentesUm LED que parece uma vela. (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Pensar no futuro, para muita gente, é o que interessa. Ainda assim, existem alguns nostálgicos por aí que não querem nem saber das inovações que o mundo moderno tem trazido. Um exemplo é o inexplicável incômodo dos norte-americanos com luzes brancas, como as de LED. A coisa parece tão chata para eles que a Universidade da Geórgia tem um grupo de pesquisadores que conseguiu deixar o LED com o mesmo brilho de lâmpadas incandescentes.
O trabalho do pessoal daquela universidade ainda não está pronto, mas alguns resultados já apontam que é possível obter nos LEDs o mesmo “brilho aconchegante” amarelado que se via nas lâmpadas do século passado. Entretanto, a eficiência não acompanha a novidade.
Para isso, a equipe precisou combinar óxidos de európio, alumínio e bário, além de grafite em pó. Depois, levaram tudo isso a um forno que aqueceu o material a 1.450 °C. Com isso encapsulado com um LED, o resultado foi o que você pode ver na imagem. Parece que temos uma verdadeira minilâmpada incandescente que produz menos calor.
Para ter esse brilho aconchegante, o LED teve que sacrificar a sua eficiência luminosa e energética, o que impossibilita a comercialização do produto da forma como está. Ainda assim, esperamos que, com o tempo, esse problema seja resolvido pelos pesquisadores.


Quem Paga O Preço


80% do lixo eletrônico de países ricos vai para nações pobres(Fonte da imagem: Reprodução/INFOescola)
Segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 80% do lixo eletrônico despejado por nações ricas é mandado para países pobres e que ainda estão em desenvolvimento — os destinos mais comuns para esse tipo de atividade são a China, Índia, Gana e Nigéria.
Além do fato de grande parte desse lixo ser mandado ilegalmente, o que é crime, as nações que recebem esses resíduos não contam com um sistema de reciclagem adequado. Dessa maneira, muito entulho acaba armazenado de maneira irregular, o que pode gerar vários problemas ambientais.

Leis são necessárias

Para piorar, os países em desenvolvimento estão começando a gerar cada vez mais lixo eletrônico, já que o seu mercado consumidor está tendo acesso a esse tipo de produto também — e é lógico que isso só deixa a situação ainda mais difícil.
De acordo com o que foi afirmado pela OIT, para que esse problema comece a ser resolvido, esses países que recebem o lixo eletrônico precisam criar leis para regulamentar o recebimento de resíduos, assim como o tratamento e reciclagem desse tipo de material. Na América Latina, somente a Costa Rica apresenta uma iniciativa do gênero.
Fonte: G1 , Tecmundo


Dos Mesmo Criadores Do Twitter


Criadores do Twitter lançam nova rede social 
Está no ar uma nova rede social no formato de microblog, o Branch. Inventada pelos criadores do Twitter, ela foi inspirada nos fóruns de discussão na web com o objetivo reinventar a comunicação feita por esse canal, misturando várias outras formas de conversação.
Em seu lançamento, o site funcionava em modo Beta e era preciso um convite para conseguir acessar. Agora, basta ter uma conta no Twitter para fazer o cadastro.
Dentro do Branch, as discussões criadas, que ficam abertas para a contribuição de outros participantes, podem ser originadas de jornais, vídeos e até outras redes sociais. É possível compartilhar as conversas via email, através do Twitter ou incorporadas em sites e blogs.
Teste aqui a novidade e conte o que achou!



Dia Da Internet Livre


InternetFreedomDay: celebre o dia da internet livre(Fonte da imagem: Reprodução/Internetfredomday)
No começo de 2012, a possibilidade de a lei conhecida como SOPA ser aprovada deixou muita gente indignada, tanto que diversos protestos ocorreram pelo mundo inteiro. Por conta disso, o dia 18 de janeiro se tornou muito importante para todos que acreditam na internet livre, já que esta é a data em que o projeto foi reprovado.
Dessa maneira, hoje é o dia em que você pode celebrar o dia da internet livre. Ao contrário do que muita gente pode pensar, a intenção não é que as pessoas saiam protestando por um “mundo online” livre de repressão, mas é sim estimular o raciocínio sobre as coisas que impedem uma internet realmente isenta de censuras.
Para estimular esse tipo de raciocínio, um grupo de ativistas criou um movimento chamado “Internet Freedom Day”, no qual você tem a chance de dar a sua opinião para os outros e dizer o que não deve ser censurado na internet — para acessar a página do movimento, clique aqui.

Pense um pouquinho mais

Segundo alguns ativistas da internet, ainda há muito assunto para ser discutido em relação à internet livre. Um deles é a tentativa do Congresso americano de votar uma nova lei que obriga as autoridades a obter um mandado antes de acessar mensagens online de outras pessoas — iniciativa que garante maior privacidade.
Apesar de esse ser somente um exemplo, ele ilustra bem o fato de ainda haver diversas pendências que influenciam na maneira que você se conecta à rede de computadores. Portanto, comemore da maneira certa e pense um pouquinho sobre o assunto.


Dicas Pra Ficar + Inteligente


Aprenda três dicas de ouro para turbinar a inteligência(Fonte da imagem: Thinkstock)
Você já deve ter lido por aqui diversos artigos sobre como melhorar o seu desempenho mental e turbinar a inteligência. Mas como nem sempre é fácil se lembrar de tudo o que precisamos fazer, ingerir e praticar para estimular os nossos cérebros, confira três hábitos simples — recomendados pelo pessoal do GEGEBLOG — que são fáceis de incorporar à rotina diária e realmente funcionam:

Crie uma rotina saudável de sono

Aprenda três dicas de ouro para turbinar a inteligência(Fonte da imagem: Thinkstock)
Uma boa noite de sono, além de ser necessária para o descanso do nosso corpo, é também imprescindível para que tenhamos um cérebro saudável. Assim, se você deseja ter uma mente criativa, capaz de solucionar os mais diversos problemas, além de uma memória afiada, descubra qual é a quantidade ideal de sono para você — normalmente entre 6 e 9 horas — e desconecte-se do mundo.

Alimente o seu cérebro

Aprenda três dicas de ouro para turbinar a inteligência(Fonte da imagem: Thinkstock)
Existem alguns alimentos capazes de nutrir os nossos cérebros, e seu consumo é essencial para o bom desempenho mental. Exemplos dessas substâncias são o ômega-3 e alguns ácidos graxos, que podem ser encontrados em frutos secos — como as nozes e a soja —, e vários tipos de peixes. Assim, não custa nada incorporar esses produtos à sua dieta.
Entretanto, como estamos falando em comida, também existem alguns alimentos capazes de interferir no bom funcionamento cerebral. Portanto, tente evitar produtos hipercalóricos ou ricos em gorduras saturadas.

Aprenda algo novo

Aprenda três dicas de ouro para turbinar a inteligência(Fonte da imagem: Thinkstock)
Quando nos dedicamos a aprender algo novo, não estamos simplesmente aumentando o nosso repertório de conhecimentos. Na verdade, também estamos exercitando o cérebro e aumentando a nossa capacidade mental. E quanto mais aprendemos, mais exercitamos a nossa mente, e quanto mais a exercitamos, melhor se torna o seu desempenho! A boa notícia é que você pode aprender o que quiser, escolhendo a forma mais agradável para isso.
Você não suporta a ideia de passar horas atrás de um livro? Então busque artigos mais curtos ou vídeos informativos sobre um determinado tema. Além disso, também é possível aprender muito explorando o mundo que nos rodeia e até mesmo através de longas conversas com outras pessoas. Existem infinitas formas de se adquirir novos conhecimentos, e cabe a você decidir qual é a melhor e mais prazerosa.
Fonte: GEGEBLOG , Tecmundo