quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Acabando Com O Mal Cheiro




Será que é possível acabar com o mau-cheiro do seu banheiro?
Sim, é possível. Esse milagroso efeito desodorante ocorre porque, quando aceso, o fósforo libera dióxido de enxofre, uma substância que tem um cheiro muito forte. Por serem muito sensíveis ao dióxido, nossos sensores nasais reduzem momentaneamente a capacidade de detectar outros odores, explica o professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina Nito Ângelo Debacher. Assim, o nariz deixa de sentir o cheiro do cocô.
O professor Debacher ainda atribui outros fatores de menor importância que ajudam a reduzir o mau cheiro com essa clássica, infalível, barata e tudo-de-bom técnica caseira. Um deles é a fumaça de cor branca produzida durante a queima do fósforo. Essa fumaça é constituída de enxofre coloidal, que tem alta capacidade de absorver odores.
E o efeito pode ser reforçado com uma simples ação. Após acender o fósforo, molhe a cabecinha (opa!). “O processo produz mais fumaça branca, potencializando a absorção”, diz Debacher. Isso aí, é pra apagar com o dedinho molhadinho.
Além disso, naquele momento tão íntimo de você consigo mesmo há uma pequena porção de gases que, além de fedidos, são inflamáveis (sim, aquela outra técnica sinistra do dragão sem cabeça é real, mas fica pra um próximo post). Neste caso, a queima do fósforo ajuda a reduzir ainda mais o odor por meio da combustão dos gases.