quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jeitinho Brasileiro Que Substituiu Equipamento De 24 Mil


Brasileiro substitui equipamento de 25 mil dólares por invenção de 4 reaisDesenho como a invenção brasileira funciona (Fonte da imagem: Reprodução/Analyst)
Se você ouve alguém dizer que usou o bom e velho jeitinho brasileiro para resolver algum problema, sabe que isso, em outras palavras, significa que o que parecia quase impossível foi resolvido de forma simples e pouco convencional.
E foi assim que uma invenção, liderada pelo cientista Jesuí Vergilio Visentainer, da Universidade Estadual de Maringá, conquistou a capa de junho da revista Analyst, da Royal Chemical Society — os pesquisadores brasileiros construíram um dispositivo de 4 reais  para substituir um equipamento que custa 25 mil dólares (ou cerca de 50 mil reais).
Além do baixo valor, os itens utilizados para fazer tal façanha surpreendem ainda mais por serem bastante comuns: uma lata de ar comprimido, uma mangueira de soro, uma agulha de injeção e um capilar de sílica.

Por fim, o invento deu mais do que certo: ele é sensível, portátil e promete realizar de forma mais simples as análises feitas por espectrometria de massas.

A utilização do dispositivo no mercado

Segundo os desenvolvedores do projeto, o dispositivo poderia ser utilizado em atividades rotineiras — como verificar se um alimento não está contaminado ou se uma determinada bebida tem qualidade.
Assim, a espectrometria de massas — que consiste na análise dos componentes químicos presentes em um material —, em vez de ser apenas acessível em laboratórios de análises, seria popularizada. Em competições esportivas, por exemplo, o aparelho poderia ser utilizado no exame antidoping, apresentando o resultado em apenas 30 minutos.


Quando Passamos Muitos Tempo Na Água Por que Os Dedos Enrugam


Por que os dedos enrugam quando passamos muito tempo na água?(Fonte da imagem: El Mundo)
Quando passamos muito tempo na água, os dedos se enrugam. Durante a infância, normalmente isso significava que já estava na hora de sair da piscina ou do banho. Hoje, é claro, existe uma razão muito mais interessante para que a natureza possibilite que esse fenômeno aconteça.
De acordo com um estudo publicado pela Royal Society de Londres na revista Biology Letters, a finalidade desse enrugamento é a de aumentar o agarre para que o ser humano possa segurar melhor objetos molhados ou que estejam embaixo d’água. Nas palavras do pesquisador Tom Smulders, responsável pela pesquisa, “o enrugamento dos dedos pode ter ajudado nossos ancestrais a conseguirem comida em regiões mais úmidas”.
Já as rugas que aparecem nos pés levam os pesquisadores a acreditar que, dessa maneira, os seres humanos poderiam correr melhor nos dias de chuva. Para chegar a essas conclusões, foram analisados os dados de voluntários que tentavam pegar peças de mármore com os dedos normais e depois enrugados.
Entretanto, caso o estudo esteja certo, ainda resta um mistério: por que é que não temos os dedos permanentemente enrugados? Segundo o jornal El Mundo, os cientistas acreditam que, caso isso acontecesse, as pessoas teriam a sensibilidade dos dedos diminuída, o que levaria a mais machucados e acidentes. Além disso, os pesquisadores também investigam como o fenômeno acontece em outras espécies animais.


Qual Pais Você Gostaria De Ter Nascido


Se você pudesse escolher um país — que oferecesse as melhores condições de vida — para nascer, que país seria esse? De acordo com o site The Washington Post, o pessoal do The Economist realizou um estudo que poderia ajudar você a fazer a escolha certa (no caso hipotético de que isso fosse possível, claro!).
Segundo a publicação, 80 países foram considerados no estudo e, para poder enumerar quais eram os melhores e os piores deles, os pesquisadores consideraram 11 variáveis. Entre elas, foram avaliadas informações como os índices de violência, oportunidades econômicas, modelo de saúde pública, liberdade política e expectativa de vida, assim como pesquisas de opinião pública realizadas pelas diversas nações. Os resultados revelaram diversas surpresas.

Uni, duni, tê!

Caso você tenha elegido os Estados Unidos ou a Alemanha como pátrias-mãe, saiba que esses dois países não ficaram nem entre os 15 primeiros, e o Brasil, coitado, apareceu quase no meio da lista, na colocação de número 37. A nação que ficou em primeiro lugar foi a Suíça, seguida pela Austrália, Noruega e Suécia. As surpresas ficaram por conta de alguns gigantes asiáticos, como Cingapura em sexto lugar e Hong Kong em décimo.
Os países super-ricos no Oriente Médio não se saíram nada bem na pesquisa, e os resultados apontaram que as melhores nações para se nascer hoje em dia são pequenas democracias liberais, pacíficas e homogêneas. Os piores lugares foram os que marcaram mais pontos com variáveis como violência, desigualdade, falta de liberdade e pobreza.
Contudo, apesar das surpresas, o mapa também revelou que ainda é melhor nascer no Ocidente, mesmo considerando aspectos como o conturbado cenário da crise econômica europeia e o vertiginoso crescimento econômico na Ásia. Confira o ranking completo (em inglês) na figura abaixo:
Se você pudesse escolher, em qual país gostaria de nascer?(Fonte da imagem: Reprodução/The Economist)


Aprendendo Antes De Nascer


Estudo sugere que os bebês começam a entender as mães ainda dentro do útero(Fonte da imagem: Thinkstock)
De acordo com uma notícia publicada pelo The New York Times, um novo estudo sugere que os bebês começam a entender — e a aprender — o idioma nativo antes mesmo de nascer, quando ainda se encontram dentro dos úteros de suas mães. Publicada no periódico Acta Paediatrica, a pesquisa aponta que o aprendizado começa a partir do sexto mês de gestação.
Segundo os pesquisadores, os bebês desenvolvem a habilidade de ouvir por volta da trigésima semana de gestação, passando, então, a identificar a voz das mães. Assim, os cientistas realizaram testes com 80 recém-nascidos — de apenas 30 horas de vida — para determinar se os bebês eram capazes de diferenciar os sons entre vogais pronunciadas em seus idiomas nativos e em um estrangeiro.

Aprendendo cedo

Para medir os resultados, os pesquisadores utilizaram chupetas especiais, que contavam quantas vezes e com qual intensidade os bebês chupavam esses objetos quando expostos aos diferentes sons. Os cientistas observaram que os recém-nascidos chupavam as chupetas de forma menos vigorosa ao ouvir o idioma nativo, mostrando o comportamento oposto ao serem expostos às vogais estrangeiras.
Conforme explicaram, era muito pouco provável que os recém-nascidos tivessem aprendido a identificar o idioma materno em tão poucas horas, o que levou os pesquisadores a concluir que o aprendizado se deu enquanto os bebês ainda se encontravam dentro do útero. Até o momento acreditava-se que as crianças somente começavam a compreender pequenas partes do idioma nativo — como vogais e consoantes — depois do nascimento.


Austrália Ta Fervendo


Austrália está tão quente que precisa de novas cores em mapa de climaNova cor (roxa) indica temperaturas acima de 50 °C (Fonte da imagem: The Atlantic Wire)
Aquela parte roxa, no centro do mapa, não é um erro de renderização ou do pessoal de arte. A cor foi recentemente adicionada aos mapas de previsão do tempo da Austrália para indicar temperaturas acima de 50 °C devido à forte onda de calor pela qual o país está passando.
Para se ter uma ideia, a temperatura mais alta já registrada pela Austrália era de 50,7 °C, medida em 1960, no aeroporto de Oodnadatta. Desta vez, os termômetros chegaram a medir 54 °C. Em Sidney, até mesmo as madrugadas estão quentes, com temperatura na casa de 35 °C.
A situação chega a ser preocupante a ponto de as autoridades oficiais declararem-na como “catastrófica”, o que significa que, na prática, podem ocorrer grandes incêndios que oferecem riscos de morte e a destruição de residências.


Curso Online Gratuito


Escola online e gratuita de programação oferece cursos de API(Fonte da imagem: Divulgação/Codecademy)
Você já ouviu falar na Codecademy? É uma espécie de central gratuita de cursos online na qual você pode aprender a programar em diversas linguagens, como Javascript, Ruby e Python, sem sair de casa. A partir de hoje (9), o serviço passa a oferecer também cursos focados no desenvolvimento de APIs.
API é a sigla para application programming interface, “interface de programação de aplicação” em tradução livre. Elas servem para integrar dois aplicativos ou para embutir uma aplicação dentro de outra, como publicar no Facebook e no Twitter usando um terceiro serviço.

Aprender criando

Zach Sims, criador do projeto, está entusiasmado com a expansão do Codecademy. “Isto é parte de nossa crença contínua de que o melhor jeito de aprender é criando”, garantiu. Já em sua inauguração, as novas aulas ensinam os alunos a trabalhar com APIs de parceiros do projeto, como YouTube e Soundcloud.
“Este é apenas o início do trabalho com APIs para nós”, garantiu Sims. “Nós começaremos a trabalhar com muitas mais companhias depois deste lançamento”. E o foco dos cursos não são somente os novatos, garante o fundador da Codecademy.
“Muitas vezes, é difícil para os desenvolvedores, mesmo os profissionais, manterem-se atualizados sobre as últimas APIs e aprender como utilizá-las”, prossegue Sims. “Estas novas aulas são desenvolvidas para auxiliar tanto os desenvolvedores experientes quanto os mais novatos”, conclui.