Você já parou para pensar em toda a tecnologia por trás de um carro de Fórmula 1, e como é o processo de construção de um veículo desses? Pois a Red Bull Racing divulgou um vídeo em sua conta do YouTube em que demonstra muitas etapas do processo de desenvolvimento.
No filme, os sons da fabricação são mesclados com música enquanto são exibidas imagens de testes, confecção de moldes e partes do carro e até mesmo a montagem da transmissão do veículo.
Se você é apaixonado por automóveis e velocidade, certamente vai adorar esse vídeo.
Um drone que cabe na palma da mão e custa US$ 195 mil está tornando um pouco mais segura a vida de soldados britânicos que atuam na guerra do Afeganistão. Com medidas de 10 x 2,5 centímetros, o equipamento pesa apenas 16 gramas e é utilizado para reconhecimento de ambientes em busca de possíveis perigos para as tropas.
O nome deste pequeno notável é Black Hornet. O miniaeroplano, criado na Noruega, está equipado com uma câmera ainda menor capaz de capturar e enviar vídeos e imagens estáticas para um terminal de controle.
De acordo com o Ministro de Defesa do Reino Unido, o Black Hornet é capaz de trabalhar em ambientes hostis e mesmo com ventanias. Ele pode tanto ser guiado por controle remoto quanto ter sua rota programa para seguir pontos pré-determinados por meio de um GPS. Ele utiliza bateria e pode percorrer uma distância de até 800 metros a 35 km/h, tudo isso durante no máximo 30 minutos.
Um porta-voz do exército britânico afirmou que o equipamento está em uso no Afeganistão desde o ano passado.
Prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo. (Fonte da imagem: Reprodução/USP)
A Universidade de São Paulo (USP) é uma das instituições brasileiras com o maior índice de dificuldade no seu teste seletivo — e o seu ensino é realmente ótimo, tanto que estudantes de várias partes do país tentam conseguir uma vaga na instituição. E, no final das contas, tanta qualidade foi reconhecida por veículos de informação internacionais.
Na edição de 2013 da Webometric Ranking of World, a USP é ocupa a décima nona colocação entre as melhores universidades do mundo. Para que a pesquisa desse certo, foi levado em consideração o conteúdo disponibilizado pelas instituições na internet, com foco no processo de geração de conhecimento científico.
Apesar de essa ser uma ótima avaliação, em 2012, a USP foi considerada a 15° melhor universidade do mundo. Mesmo assim, a instituição é considerada a melhor da América Latina e a única da região a figurar entre as 100 primeiras colocadas — até o ano passado, a Universidade Federal de Santa Catarina estava na 98° posição.
Não, não é uma competição
Segundo o órgão responsável por essa listagem, o objetivo não é o de competir, mas o de estimular a publicação de conhecimento na internet. Por conta disso, são avaliados quatro critérios diferentes: número de páginas encontradas pelo Google, quantidade links externos direcionados à instituição em questão, volume de pesquisas encontradas e de itens publicados através do Google Scholar.
A NASA vem monitorando um asteroide que no próximo dia 15 de fevereiro vai passar bem perto do nosso planeta, para ser mais exato ele vai estar a cerca de 28.500 km da Terra e poderá até mesmo ser visto pelos telescópios mais amadores
Contudo, os cientistas alertam que não há razão para se preocupar, o asteroide denominado 2012 DA14 tem aproximadamente 15 metros de largura por 50 de comprimento, segundo especialistas, formado integralmente por uma constituição rochosa
Mas não se engane pelo seu tamanho, apesar de aparentar ser pequeno, caso o corpo celeste se chocasse com a Terra poderia deixar um dano irreparável, para se ter uma ideia há 50.000 anos, um asteroide de tamanho semelhante atingiu a região do Arizona e acabou formando a cratera de Barringer, com um quilômetro de diâmetro e cerca de 200 metros de profundidade (abaixo).
Há um outro relato que no ano de 1908 um asteroide muito parecido com o 2012 DA14, porém mais quebradiço, explodiu em uma região da Sibéria conhecida como Tunguska, o evento acabou devastando florestas num raio de mais de 100 quilômetros.
Hoje falaremos de um tema que já assolou grande parte parte de nós, brasileiros: falaremos das maiores tragédias que já ocorreram pelo Brasil e o que foi feito – ou não – para evitar que algo do tipo acontecesse novamente.
Conheça algumas das tristes histórias da nossa nação:
17/12/1961 – Incêndio no Gran Circus Norte-Americano
A cidade ficou sem receber um circo por 14 anos, mesmo assim, a legislação de segurança no Rio de Janeiro só foi implementada em 1976.
01/02/1974 – Incêndio no Edifício Joelma
Outro incêndio, desta vez na cidade de São Paulo. A causa foi um curto-circuito no décimo segundo andar. Foram registradas 188 mortes e ainda 300 feridos, este número poderia ter sido menor, mas o registro da água que seria utilizada para apagar o incêndio estava fechado.
Este caso, felizmente, já fez com que a lei começasse a ser modificada na semana seguinte, e no ano de 1975 as novas exigências para saídas de pânico e equipamentos contra incêndios foram aplicadas.
29/09/2006 – Voo Gol 1907
Durante uma viagem que ia de Manaus para o Rio de Janeiro, o avião foi atingido por um jato Legacy e caiu em uma área desabitada de Mato Grosso, fazendo de todos os 153 passageiros suas vítimas mortais.
O choque entre os aviões gerou uma crise nos aeroportos e deu início à CPI – uma investigação – do apagão aéreo no Congresso
17/07/2007 – Voo Tam 3054
Ao chegar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o avião derrapou na pista e se chocou com um prédio da própria Tam depois de atravessar uma avenida e atingir várias residências. O acidente gerou 199 mortes.
Depois do ocorrido, o aeroporto foi reformado, mas teve sua utilização reduzida.
Ainda existem muitas tragédias que não foram listadas, inclusive o incêndio recente na Boate Kiss, que,até agora, fez 237 mortos. Não contava com saídas de emergências apropriadas e nem ventilação adequada. Na hora, isso fez do local uma câmara de gás iguais às que Hitler usava, tudo por causa da falta de fiscalização do local.