terça-feira, 30 de outubro de 2012

Como São Formados Os Furacões


Como são formados os furacões?
Os furacões são as tempestades mais fortes e violentas da Terra. Se por um lado eles são fenômenos naturais curiosos e — diriam alguns — bonitos, eles também causam grande destruição e até mesmo mortes por onde passam. Recentemente, o furacão Sandy chegou à costa leste dos Estados Unidos e deixou milhares de pessoas desabrigadas e sem energia elétrica e até mesmo inundou os túneis do metrô de Nova York.

Mas como os furacões se formam?

Os furacões se formam de maneira semelhante às chuvas, ou seja, com a evaporação de uma massa de água aquecida pelo sol. Entretanto, eles diferem no tamanho e na região em que acontecem: o ar quente que forma os furacões vem dos oceanos próximos à Linha do Equador, famosos por suas águas quentes (acima de 27 ºC) e ventos tranquilos.
Assim, o ar aquecido sobe do oceano para o céu, deixando a região próxima à superfície do mar com menos pressão. Isso faz com que o ar frio ao redor daquela área, que possui uma pressão maior, invada o espaço recém-desocupado. Com isso, o ar frio também acaba se aquecendo e, consequentemente, subindo aos céus em movimentos circulares.
Como são formados os furacões?
À medida que o ar quente sobe, o ar ao seu redor continua ocupando o espaço de baixa pressão. No céu, o ar quente esfria e, junto com a água que ele contém, transforma-se em nuvem. Assim, um sistema completo de nuvens e ar em movimento acaba se formando, sempre alimentado pelo calor do oceano e pela água que evapora da superfície.

Na terra, o furacão perde forças

Quando essa tempestade começa a girar cada vez mais rapidamente, acaba sendo criado o que ficou conhecido por “olho do furacão”, uma espécie de espaço bastante calmo localizado bem no meio da tempestade. Essa região possui pressão atmosférica baixa e, portanto, o ar com pressão maior tende a subir e a descer por esse "canal".
Quando os ventos formados no sistema descrito acima atingem a velocidade de 62 km/h, o fenômeno natural é considerado uma tempestade tropical. Porém, se a força da tempestade aumenta e os ventos atingem 120 km/h, a tempestade se transforma em um ciclone tropical.
Seja qual for o caso, o fenômeno tende a perder forças assim que atinge o solo terrestre, já que não possui mais uma grande massa de água quente alimentando-o.

Furacão, tufão, ciclone ou tornado?

Há uma razão muito simples para confundir furacões com tufões ou ciclones: no fundo, são todos o mesmo fenômeno natural, porém o nome muda de acordo com o local onde ele se forma.
Se as tempestades ocorrem no oceano Atlântico ou no nordeste do Pacífico, elas recebem o nome de furacão. Caso o mesmo fenômeno seja constatado no noroeste do Pacífico, ele passa a ser considerado um tufão. Se ocorrer no Pacífico Sul ou no Oceano Índico, é chamado de ciclone.
Como são formados os furacões?
Já os tornados diferem de todos os outros por se formarem no continente, ou seja, em terra firme, e costumam ser menores que os furacões. Enquanto Sandy tinha 1,5 mil km de diâmetro, os tornados costumam ter de 500 a 600 metros, porém podem ser bem mais destrutivos do que os equivalentes formados em alto-mar.


Assino Dos Mares


Zumwalt: o maior assassino militar do oceano
Quando o destroyer norte-americano Zumwalt ficar pronto, em 2013, ele poderá ser considerado a embarcação marítima mais moderna e com maior potencial bélico já construído pelo homem. O destroyer será 31 metros maior do que qualquer outro existente hoje no planeta e, até 2016, será equipado com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia marítima.

O projeto Zumwalt

Parte de um programa militar iniciado em 1991, o Programa de Combatentes de Superfícei do Século XXI (SC-21), conduzido pela marinha dos EUA, prevê a construção de navios que possam funcionar de forma plena tanto em operações realizadas em alto mar quanto e missões mais próximas à costa.
O projeto inclui uma classe de navios destroyer e uma classe de cruzadores. No Brasil, os destroyers também são conhecidos como contratorpedeiros. Essa denominação, até à Segunda Guerra Mundial, se aplicava a navios rápidos, mas sem autonomia para operações oceânicas.
Zumwalt: o maior assassino militar do oceano
Contudo, na atualidade a classe destroyer designa os maiores navios de combate de superfície das principais marinhas do mundo. A subclasse DD, conhecida como Zumwalt, homenageia o almirante Elmo R. Zumwalt Jr., o mais jovem almirante de quatro estrelas da história naval dos EUA. Ele faleceu em 2000 e recebeu a homenagem do então presidente Bill Clinton

Por que o Zumwalt impressiona?

O projeto do Zumwalt prevê que a embarcação deve pesar mais de 15 mil toneladas, quando os cruzadores mais pesados da atualidade chegam a 12,5 mil toneladas. Embora a embarcação tenha sua conclusão prevista para 2013, somente em 2016 ela entrará em operação. Até lá, a “máquina de guerra” deverá receber o que há de mais moderno em termos de tecnologia.
Entretanto, há dois grandes trunfos da embarcação que merecem ser destacados. O primeiro deles é o poder de fogo. Equipado com um Sistema Avançado de Armas, o contratorpedeiro possui uma par de armas 155 mm, capaz de disparar projéteis LRAP (Projéteis de Ataque em Terra de Longo Alcance).
Esses disparos são guiados por GPS e um projétil LRAP pode atingir alvos localizados a até 160 km de distância – o que permite que as embarcações fiquem longe da costa, se tornando alvos difíceis de serem atingidos. Cerca de 600 LRAPs podem ser disparados a cada 30 minutos.
Zumwalt: o maior assassino militar do oceano
Além disso, o Zumwalt contará com 80 lançadores de mísseis verticais, todos blindados para garantir que não sofram danos no campo de batalha. Na proa, outras duas armas de 57 mm, capazes de disparar 220 projéteis por minuto, completam o potencial bélico.
Por fim, outro diferencial do projeto é o radar de banda dupla DDG 1000. Ele opera nas bandas S e X a partir de um mesmo sistema, o que resulta em um dois comprimentos de onda distintos monitorados pela embarcação. Essa amplitude deve aumentar a habilidade do destroyer de rastrear aeronaves e mísseis localizados em terra ou mesmo no ar.


Tim 4G


TIM anuncia parceiras para a montagem de sua rede 4G no Brasil
A TIM revelou quais são as três empresas que fornecerão os materiais para a montagem da infraestrutura de rede 4G LTE — necessária para que a operadora possa oferecer a tecnologia para os seus consumidores. Os nomes não são grandes supresas: Huawei, Nokia Siemens e Ericsson, as mesmas utilizadas na oferta das redes 3G GSM.
Não foram divulgados os valores dos contratos, mas a TIM já havia investido R$ 340 milhões quando adquiriu as faixas de frequência em um leilão realizado há alguns meses. A tecnologia de conexão 4G LTE deve garantir acesso à internet com muito mais velocidade do que as atuais redes oferecem aos consumidores. Não há previsão para o lançamento comercial dos serviços da TIM.
Fonte(s): Reuters , Tecmundo


Pagar Pra Usar Sites Frances


Google pode ter que pagar para
Os provedores de conteúdo franceses e a Google já estão se desentendendo faz um tempo, tudo por conta da atitude da empresa de não dividir a sua receita de publicidade com esses veículos. Por conta disso, o governo da França tem um projeto de lei que obrigará a Gigante de Mountain View a pagar por cada site que for indexado em buscas futuras.
Segundo o presidente da França, François Hollande, o governo prefere que os dois lados cheguem a um acordo. Contudo, a Google já se posicionou contra essa atitude, alegando que vai tirar as páginas francesas do seu motor de busca caso a lei realmente seja aprovada.
Apesar das atitudes radicais de ambos os lados, não há previsão para que a disputa termine — e também não há nenhum indicativo mostrando se o final vai ser amigável ou não. Além disso, o governo francês não deu nenhuma previsão para que a lei comece a entrar em vigor.

Mas qual é essa briga mesmo?

Os veículos de informação franceses alegam que os anúncios da Google direcionados aos seus leitores só funcionam porque os seus sites existem. Dessa maneira, a empresa norte-americana deveria repartir os seus lucros provenientes de publicidade com estes sites.
Em contrapartida, a Google alega que ela já é benéfica para estes veículos, pois ela redireciona cerca de quatro bilhões de cliques por mês para essas páginas. Dessa maneira, ela não enxerga motivos para que a receita seja compartilhada.
Ou seja, no fim das contas, é tudo uma questão de ponto de vista. Por conta disso, o Tecmundo quer saber: de qual lado você está?



Furacão Visto Do Espaço


Como você já deve saber, o Furacão Sandy está fazendo com que os Estados Unidos sofram de diversas maneiras. Muitos moradores já deixaram as suas casas, o transporte público chegou a ser interrompido e diversos alunos já estão sem aula — e essas são apenas medidas de precaução.
Segundo meteorologistas, Sandy pode se chocar com uma frente fria e se transformar uma tempestade sem precedentes. Para mostrar o tamanho desse fenômeno, tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês) registraram a movimentação do furacão, que chegou a apresentar ventos de quase 145 km/h.
Como a distância entre a ISS e o planeta Terra é consideravelmente grande, você não vai conseguir ter noção da grande velocidade com que o Sandy se movimenta. Contudo, dá para notar o tamanho do furacão, de forma que o perigo que ele representa fique bastante claro.
Caso você queira ter uma noção maior de como é a movimentação dos ventos, é possível assistir a um vídeo produzido e divulgado pela NASA — que é apenas uma simulação — clicando aqui.
Fonte: NASA , BBC , Tecmundo


Reunião Em Um Site De Fotos Do Furacão Sandy


Instacane: site reúne fotos da tragédia do furacão Sandy
Como o Tecmundo relatou mais cedo, as redes sociais têm sido a forma mais dinâmica de se encontrar informações sobre as tragédias relacionadas ao furacão Sandy, nos Estados Unidos. Agora, um novo site surgiu na web para reunir as imagens relacionadas ao desastre natural: o Instacane.
O nome do novo site é uma referência ao Instagram e ao furacão (“cane”, do inglês “hurricane”). Ele foi criado com um sistema automático que importa todas as fotos publicadas no Instagram.com a tag #sandy — por isso, não se assuste se encontrar fotos de garotas, pois não há segundas filtragens da tag. Você pode conferir as imagens postadas na página por meio deste link.
Fonte(s): InstacaneCNET , Tecmundo


Versão Final


Ferramenta de acesso remoto do Google Chrome ganha versão final 
Há muitos aplicativos na internet que garantem o acesso remoto a diferentes computadores por meio de conexões entre PC cliente e PC servidor. E não há nada melhor do que fazer esse tipo de procedimento com um sistema de uma empresa em que você já confia. Por isso, a ferramenta de acesso remoto do Google Chrome fez tanto sucesso em sua fase Beta.
Essa fase acabou de ser encerrada, o que significa que o complemento do navegador já está estável. Por isso, você já pode baixar a nova versão (clique neste link para acessar) e começar a utilizar agora mesmo. Caso tenha alguma dúvida sobre o funcionamento do sistema, basta clicar aqui e acessar um tutorial completo que o De Tudo Um Pouco preparou para você. Certamente, vai ficar ainda mais fácil ter acesso a computadores remotos.   
Fonte(s): Chrome Web Store , Tecmundo


Cade A Democracia Do Brasil ?


a168-600x304
Como você se sentiria se, depois de décadas morando em uma certa região, recebesse uma ordem judicial determinando a desocupação da área? Revoltado, não?
Pois bem, em setembro, a Justiça Federal obrigou a tribo guarani-caiovás a saírem de suas terras em uma região do Mato Grosso do Sul, dentro da fazenda Cambará, em Iguatemi.
O grupo é composto por 50 homens, 50 mulheres e 70 crianças; possui um alto índice de 62 pessoas por cem mil habitantes - um índice muito alto até para padrões mundiais.
Depois da decisão da justiça, os índios divulgaram uma carta, na qual eles se manifestam contra a liminar da justiça que os obriga a abandonar a "própria terra".
O Governo sequer está considerando o fato de que a tribo habita o local desde que o Brasil fora descoberto - sim, há mais de 512 anos - são, portanto um povo nativo e histórico. Deveriam ser mantidos em sua terra.
3755
Quem deveria proteger está violentando. Está sendo tirado dos Índios a única forma de sobrevivência, não estão considerando suas tradições. Então, como lutar contra alguém que foi feito para te defender, mas, quando você menos espera, recebe dele um golpe?
Na carta, a aldeia afirma que serão mortos coletivamente ali, ou seja, não sairão de sua terra natal por nada. Confira alguns trechos:
"Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça brasileira. A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós."
caiovas
"Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos."
Decretar que "já vão e serão mortos", e ainda pedir para que seus corpos sejam enterrados em seu cemitério histórico, é um anúncio de um possível suicídio coletivo, não é mesmo?
7Não nos esqueçamos, também, que há anos muitos deles morrem em conflitos com fazendeiros e pistoleiros. Estão abandonados, sem condições de sobrevivência, e o governo não faz nada para ajuda-los, pelo contrário! Os índios declararam que normalmente comem apenas uma vez por dia, porque é tudo o que conseguem sem se arriscarem a levar tiros dos fazendeiros.
Com essa declaração, não duvido nada que a decisão da Justiça Federal seja a pior. Afinal, para o Brasil, que já exterminou tantas raças e espécies, o que seria acabar com mais uma?
Vivemos em um país que estampa "Ordem e Progresso" na bandeira, mas a Ordem é a favor daqueles que vivem pelo e do progresso, e não em prol daqueles que realmente precisam e são injustiçados. 
Que tal o nosso Governo, brasileiros?

Fonte: Minilua

Já Tem Ate Data Pra Retornar


megaupload-vai-voltar-300x243Há quase um ano atrás, o mundo da internet via um dos sites mais amados e usados do mundo sendo fechado pelo FBI, em uma das maiores comoções que a net viu. Mas o tempo foi passando e as pessoas se adaptaram a vida sem o Megaupload, mas agora ele deve voltar!
Para quem não lembra, foi dia 19 de janeiro de 2012, a data que marcou o início dos ataques do FBI contra a pirataria na internet, quando eles fecharam o Megaupload e colocaram seu criador, Kim Dotcom, atrás das grades. Felizmente depois de alguns meses ele foi solto e voltou prometendo um novo site ainda melhor.
Agora, ele acabou de confirmar que no mesmo dia em que o Megaupload foi fechado, o novo serviço, chamado apenas Mega deve entrar no ar!
1
Ainda não se sabe exatamente como esse novo serviço funcionará, mas acredita-se que não seja apenas mais um site de downloads, tendo algo a ver com venda de músicas e coisas do gênero, mas enquanto nada fica confirmado, só nos resta esperar!

Fonte: Minilua

Filmes Para Emagrecer

terror

Com a chegada do verão, todo mundo luta para perder aqueles indesejados quilinhos, tarefa considerada nada fácil, porém, de acordo com um novo estudo, perder uns quilinhos pode ser mais fácil do que você imagina.
O estudo realizado na Universidade de Westminster, Inglaterra, revelou que "ver filmes de terror pode fazer você perder até 200 calorias em cerca de 90 minutos".
Cerca de 10 indivíduos tiveram seus "batimentos cardíacos monitorados, juntamente com o consumo de oxigênio e redução de dióxido de carbono".
O filme analisado que mais deu resultado foi O Iluminado (1980), causando a "queima de 184 calorias nos participantes, o equivalente a uma caminhada de 30 minutos".
Confira a lista dos filmes considerados "mais emagrecedores":

1. O Iluminado (1980): 184 calorias
2. Tubarão (1975): 161 calorias
3. O Exorcista (1973): 158 calorias
4. Alien (1979): 152 calorias
5. Jogos Mortais (2004): 133 calorias
6. A Hora do Pesadelo (1984): 118 calorias
7. Atividade Paranormal (2007): 111 calorias
8. A Bruxa de Blair (1999): 107 calorias
9. O Massacre da Serra Elétrica (1974): 105 calorias
10. [Rec] (2007): 101 calorias"

Fonte: Minilua