sábado, 10 de março de 2012

É Bom Saber: Coisas Que A Ciência Não Consegue Revelar

Esqueletos perdidos, sementes roubadas e erros de cálculo espacial. Independente das causas, há muitos itens preciosos que a ciência perdeu nos últimos séculos. Mais do que isso, há ainda alguns mistérios que até hoje permanecem sem qualquer explicação. Vamos conhecer alguns dos maiores tesouros e mistérios da ciência.

O esqueleto do Archaeopteryx

Você já ouviu falar no dinossauro Archaeopteryx? Trata-se de um dos mais importantes – e misteriosos – espécimes já descobertos até hoje. Em 1956, foi encontrado um esqueleto dele, sendo que vários ossos estavam quebrados. E isso foi de extrema importância para a ciência, pois naquele momento foi descoberto que os Archaeopteryx tinham ossos ocos, assim como as aves.
                 Modelo de um Archaeopteryx, exposto na Universidade de Oxford 
Esse foi um dos principais motivos que levaram os cientistas a acreditarem que a grande maioria dos dinossauros originou as aves, não os répteis.  Há ainda uma série de outras informações muito importantes que poderiam ser retiradas dos esqueletos do dinossauro. O problema é que não se sabe onde estão os ossos.
Eduard Opitsch, o último dono do esqueleto, quis vendê-lo, mas ninguém quis pagar os preços que ele pediu. Depois que Opitsch morreu, nunca mais foram vistos os ossos do dinossauro. Há rumores de que ele os vendeu pouco antes da morte, mas nada foi confirmado – nem mesmo possíveis compradores. Muitas outras dúvidas que temos até hoje poderiam ser respondidas, se os fósseis fossem encontrados, mas parece que isso está longe de acontecer.

Sondas perdidas em Marte

Enviada para desvendar alguns mistérios sobre o planeta vermelho, uma sonda da NASA deveria desembarcar em Marte, no ano de 1999. Ela foi programada para explorar as condições climáticas e a presença de gelo e água no solo, o que poderia ser muito útil para conclusões diversas sobre a possibilidade de existir ou ter existido vida por lá.
                  Marte, sem sinais da sonda perdida. 
O problema é que, em vez de passar algum tempo enviando dados para os engenheiros da agência espacial da NASA, a sonda deixou de responder às comunicações antes mesmo de ser ativada para a locomoção no solo. Os cientistas aceitaram a hipótese de que os propulsores foram desativados antes do momento que era considerado seguro, o que causou a “morte” da sonda.
Em 2008, pesquisadores da Universidade do Arizona decidiram recrutar pessoas para localizar, em imagens de alta definição do solo marciano, possíveis traços do impacto da sonda. Ninguém, até hoje, se manifestou para participar do projeto que poderia dar um fim ao mistério e, talvez, facilitar a localização para recuperação do material.

Biopirataria nazista

Durante a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler ordenou um ataque à União Soviética para roubar algo que poucos imaginam. Não eram armas ou planos militares, mas sim sementes. A variedade e o volume de material existente em 18 institutos de pesquisas soviéticos seriam suficientes para alimentar a população alemã durante todo o período esperado para a guerra.
                                                                      Nikolai Vavilov, anos de trabalho perdidos pelos roubos 
Os ataques foram responsáveis pelo desaparecimento de 40 mil sementes e amostras de plantas, coletadas por Nikolai Vavilov durante a década de 1930. Há muitos vegetais que até hoje permanecem sem identificação. Especula-se que muitos foram levados para outros países depois que a guerra terminou, mas não temos conclusões documentadas do que pode ter acontecido em um dos maiores casos de biopirataria da história.

Monstros marinhos

Você deve ter visto, nas aulas de história, mapas de séculos passados que mostram imensos monstros marinhos bloqueando os oceanos. Muitos deles eram imaginados, porque havia uma infinidade de intempéries atrapalhando as viagens. Isso ia desde tempestades até redemoinhos, que causavam muitos naufrágios.
                      Mapa criado em 1601, mostra vários monstros no oceano 
Nos tempos modernos, começaram a pensar que todos os monstros narrados pelos historiadores eram invenções, pois não seria possível que houvesse algo naqueles moldes. Porém, em 1892, o zoólogo Anthonie Cornelis Oudemans disse que havia identificado espécies de focas com o pescoço muito alongado, que poderiam representar as criaturas assustadoras do passado.
Em 2009, o biólogo Michael Wooley chegou à conclusão de que há cerca de 15 espécies de pinípedes (definição que engloba leões-marinhos e focas) não descobertas. Entre elas, poderia estar a citada por Oudemans, mas ainda não se sabe o quanto é possível acreditar nisso. Por enquanto, este permanece sendo um dos grandes mistérios da ciência.

O Homem de Pequim

Imagine o valor científico de um esqueleto humanoide que não faz parte de nenhuma espécie conhecida. Nem Homo erectusHomo sapiens ou sapiens sapiens. Os ossos dos quais estamos falando são do Homo erectus pekinensis, também conhecido como “O Homem de Pequim”. Há muitos cientistas que defendem a hipótese de que ele tenha sido o precursor dos humanos que atualmente habitam a China.
                                                         Réplica do esqueleto de um Homo erectus pekinensis 
Mas é impossível ter certeza em relação a essa afirmação. O motivo? Os crânios do Homo erectus pekinensis estão perdidos desde o ano de 1941. Em setembro daquele ano, crânios da espécie foram enviados para os Estados Unidos, pois os chineses tinham medo de que a guerra com o Japão os destruísse. O problema é que eles nunca chegaram à América.
Novas tentativas de encontrar os esqueletos do Homem de Pequim foram realizadas nos últimos anos, mas nenhum crânio inteiro foi encontrado até agora. Quando isso acontecer, provavelmente teremos respostas para algumas das dúvidas referentes ao tema. Descobriremos, inclusive, se os boatos de que eles eram canibais ou se tinham alguma forma manifestação vocal parecida com idiomas eram verdade.
.....
Será que um dia os cientistas conseguirão encontrar os esqueletos perdidos de espécies que originaram o ser humano — e decifrar segredos importantes sobre a evolução? E as sementes perdidas, quando será que vamos tê-las novamente? Infelizmente, a resposta pode ser “nunca”. 


É Bom Saber: Qual A Cor Do Sol


Muitas vezes, aquilo que enxergamos não é exatamente o que deveríamos ver. Prova disso são os muitos relatos de avistamento de discos voadores, que nunca podem ser comprovados. Nesse caso, a maioria das pessoas acaba não sendo uma fonte muito confiável, já que está sujeita a influências psicológicas, ilusões de óptica e efeitos atmosféricos capazes de “nublarem” a razão de qualquer um.
Quer um exemplo prático? Vá até a janela e olhe para aquela imensa sala azul que, na internet, chamamos de “mundo real”. Bem no alto dela há um pixel muito brilhante, conhecido como Sol. Se olharmos diretamente para ele — e nunca use um binóculo ou telescópio para isso; caso contrário, você perderá a visão —, podemos afirmar com segurança que o nosso Astro Rei possui uma cor amarelada.
Talvez por isso seja tão comum escolhermos um lápis de cor de tom amarelado para colorirmos a representação gráfica de nossa estrela vizinha. Na prática, a cor cai bem e torna o desenho mais realista. Porém, dependendo da ocasião, para levar o realismo a sério seria necessário mudar a cor do Sol, já que, se visto do espaço, o astro seria branco.

Por que o Sol (não) é amarelo?

                  Imagem do sol capturada por observatório solar da NASA 
O Sol parece amarelo pela mesma razão que, para nós, o céu tem cor azul: a atmosfera da Terra serve como uma espécie de filtro, fazendo com que determinados espectros que formam a luz solar não cheguem até nós.
Nesse caso em específico, a atmosfera terrestre dispersa os espectros do intervalo azul-violeta, fazendo com que apenas os outros cheguem até nós. Por isso, a aparência dessa estrela acaba sendo mais amarelada. E de acordo com o Today I Found Out, os web designers talvez gostem de saber que a cor exata do Sol é representada pelo código hexadecimal #fff5f2.

O caso do céu avermelhado


O mesmo processo é responsável por outros efeitos visuais interessantes, como o céu que se torna mais amarelado durante o pôr do Sol. Além disso, há ocasiões em que tanto a estrela quanto o firmamento ganham uma coloração avermelhada.
A razão para isso acontecer se deve ao fato de que o Sol está sumindo na linha do horizonte e, durante esse momento, o astro está em um ângulo tal que a luz precisa atravessar uma camada muito maior de atmosfera, tornando mais difícil a propagação de ondas de comprimentos mais baixos, como a da cor azul. Dessa forma, o que sobra é o amarelo.
Porém, pode acontecer de o ar estar carregado de poeira ou outras partículas grandes. Nesse caso, ondas de comprimentos maiores também serão filtradas, deixando o céu e o sol com uma coloração avermelhada.


Hacker Sabu Tem Proteção Do FBI

 
No início da semana, o FBI anunciou a prisão de cinco integrantes do LulzSec graças a colaboração de Sabu, hacker que pertencia ao Anonymous. Preso em agosto do ano passado, ele foi convidado a colaborar com as investigações em troca de redução das suas penas, que podem somar 122 anos.
Um documento divulgado ontem mostra que não só Sabu, mas também familiares e alguns entes queridos foram incluído no programa de proteção à testemunha. Além disso, suas penas devem ser reduzidas de acordo com o grau de cooperação.


É Bom Saber:Esclarecendo Suas Duvidas



1 - Porque laranja se chama laranja e limão não se chama verde?
Porque laranja vem do árabe “narandja” e limão vem do persa “laimum”: são de origens diferentes. Além do mais, a cor recebeu o nome da fruta e não o contrário.

2 - Porque lojas abertas 24 horas possuem 
fechadura?
Porque elas fecham em feriados e dias santificados.

3 - Porque “separado” se escreve tudo junto e “tudo junto” se escreve separado?
Porque “separado” é um adjetivo e “tudo junto” é um pronome indefinido associado a um adjetivo.

4 - Porque os kamikazes usavam capacete?
Porque no código de honra da aeronáutica, o capacete faz parte do fardamento, que é a identidade da corporação

5 - Porque se deve usar agulha esterilizada para injeção letal em um condenado a morte?
Porque os condenados a morte estão sob a supervisão da anistia internacional, que confere ao presos condições humanitárias mínimas (e quem sabe a pena não pode ser suspensa no último minuto).

6 - Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para acertá-lo?
Ele foi acertado às 12:00 horas, quando o sol estava em perfeita perpendicularidade com a terra.

8 - Para que serve o bolso em um pijama?
Prá guardar a dentadura, esquentar a mão enquanto se vê televisão.

9 - Porque os aviões não são fabricados com o mesmo material usado nas suas caixas pretas?
Porque a caixa preta é feita com um metal de alta densidade (mistura de ferro, dênio, sílica e tungstênio), e se o avião fosse feito desse material ele nem sairia do chão, de tão pesado.

11 - Por que o Pato Donald depois do banho sai com uma toalha em volta da cintura, se ele não usa short no desenho?
Prá que a água do banho não escorra pelo chão, e a margarida não fique enchendo o saco dele!

12 - Se o Super-Homem é tão inteligente, porque usa a cueca por fora da calça?
Bem… Coisa de viado, não se discute!

13 - O Pluto e o Pateta são cachorros, certo? Por que o Pateta fala e o Pluto não?
Porque o pateta pertence a espécie canis erectus.

14 - Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo?
Por educação (ou você acha melhor falar: – “você quer transar”…?).

15 - Por que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo?
Por uma questão de arquétipo: quem criou os Flintstones nasceu depois de cristo.

16 - Por que os filmes de batalhas espaciais tem explosões tão barulhentas Se o som não se propaga no vácuo?
Porque as explosões acontecem dentro das naves que têm ar, e o som nasce da ação hipersônica sobre a matéria densa, que se dissipa logo depois.

17 - Por que aquele filme com o Kevin Costner se chama “Dança com Lobos” se só aparece um único lobo durante toda estória?
Os lobos andam em matilha e depois do filme aquele lobo ensinou todos os outros a dançar…

18 - Se o vinho é líquido, como pode ser seco?
Seco é a percepção do tanino do vinho sobre a porção mediana da língua, que tanto pode ser suave ou adstringente (é como falar que o conhaque “esquenta” no frio).

19 - Como se escreve zero em algarismos romanos?
Em roma não se conhecia o zero (por isso aquele monte de “pauzinhos”). O zero foi uma invenção dos árabes (al gebar, álgebra) que foi trazida ao ocidente pelos mesmos romanos.

20 - Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca?
Porque o mau desempenho do controle pode ser causado por um mau contato nas teclas, e é um reflexo condicionado, como acelerar mais que necessário quando se ultrapassa uma carreta.

21 - O instituto que emite os certificados de qualidade ISO 9000 tem qualidade certificada por quem?
Pelo “bureau veritas quality internacional”, que tem no seu conselho representantes de várias entidades que atuam na área de certificação. É um mecanismo reverso!

22 - Por que quando você pára no sinal vermelho, tem sempre alguém no carro do lado com o dedo no nariz?
E tem coisa melhor prá fazer durante o sinal vermelho?

É Bom Saber: Alimentos Venenosos Que Vc Come E Nem Sabia

Uma pessoa normal come diversos alimentos diferentes durante um dia, mas existem algumas coisas que comemos que são venenosas e que você provavelmente não sabe. Então confira essa lista e veja se anda ingerindo veneno sem querer:
1 – Mandioca
benefícios-mandioca (1)
A nossa querida mandioca também tem seu lado ruim. Normalmente ela é inofensiva e gostosa, mas caso suas raízes e folhas sejam conduzidas e tratadas da maneira errada, podem liberar uma substância chamada cianeto de hidrogênio, que é capaz de matar uma pessoa em menos de duas horas.
2 – Noz moscada
220px-Muscade
Além de ser perigosa, essa iguaria pode fazer você ficar “doidão”. O consumo de apenas duas gramas pode te deixar com a mesma sensação de quem toma anfetaminas e se exagerar na dose pode-se ter alucinações. Mas a coisa fica perigosa se alguém ingerir uma nos moscada inteira, pois ela pode causar a morte, tanto que duas pessoas morreram assim nos últimos anos dessa maneira.
3 – Maçã
maca1
Essa é realmente surpreendente, pois é consumida por quase todo mundo e muito por crianças. Felizmente a parte venenosa da fruta são as sementes, que possuem cianeto. Para nossa sorte as quantidades são mínimas e só se você se entupir de sementes para sentir-se mal.
4 – Tomate
tomate
O tomate em si não é perigoso, mas suas folhas e caule possuem uma substância chamada glicoalcalóides, que pode fazer a pessoa perder os controle e ficar extremamente nervosa ou ainda causar problemas nos estômago. Então quando você vir uma folha no tomate jogue fora.
5 – Amêndoas
benefícios-das-amêndoas
As amêndoas são realmente perigosas, tanto que alguns países proíbem sua venda, pois ela tem altas doses de cianeto, que é aquele veneno mortal, famoso por ser usado em filmes e livros de assassinato. Quando não são bem tratadas, as amêndoas podem matar a pessoa, por isso ela tem que ser industrializada para que o veneno seja retirado. Então se encontrar uma amêndoa por aí, não saia comendo.
6 – Batata
batata
Isso mesmo, a batata que você come todos os dias pode te matar. As folhas da batata possuem altas doses de glicoalcalóides, que em casos extremos pode levar ao coma e até mesmo a morte. Claro que ninguém come essa parte, porém às vezes o veneno pode passar para a batata, por isso quando houver manchas e pedaços verdes na batata tome cuidado, pode ser uma alta concentração de glicoalcalóides.

Mistério Misteriosos:O Maníaco Das Bonecas

 Último post nós falamos sobre “O assassinato de Elizabeth Olten”, uma menina de nove anos que foi friamente assassinada por uma de quinze. Hoje falaremos sobre um gênio que enlouqueceu:
O maníaco das bonecas
resizer
Anatoly Moskvin, que nasceu em 1966, sempre foi uma criança de destaque, demonstrando uma capacidade muito acima do normal na hora de aprender. Tanto que hoje em dia ele é considerado um gênio, que fala 13 línguas, tem Doutorado em cultura celta, trabalha em um museu, além de já ter escrito vários livros.
Tudo em sua vida parecia normal até 2010 quando uma vontade inexplicável caiu sobre ele e sua vida mudou radicalmente.
cementery-1
Uma das paixões desse homem eram os cemitérios, tanto que ele havia visitado mais de 750 em toda Rússia e escrito um livro sobre o tema. Mas certa vez, em uma noite escura, ele não foi apenas fazer uma vista normal. Naquela madrugada Anatoly foi em busca de algo muito especial.
cementery38dv4voEnquanto caminhava pelo cemitério em meio à madrugada escura, ele procurava um túmulo certo, pois seu objetivo estava traçado desde muito antes. Assim ele andava a passos largos no meio dos jazigos, como um fantasma na escuridão de uma noite sem luz.
Quando chegou ao local certo, Anatoly pegou sua pá e começou a cavar calmamente, durante mais de meia hora ele cavoucou o chão. Até que ouviu um barulho seco, pois sua pá havia batido em um caixão. Rapidamente ele tirou o excesso de terra, abriu a tampa e lá dentro encontrou o corpo de uma menina recém-enterrada, ela ainda não estava em um estado de decomposição avançado, por isso serviria perfeitamente para seu propósito.
Anatoly apanhou o corpo sem vida da menina e colocou dentro de um saco. Sem perder mais tempo pegou o caminho de volta, se esquivando pelas sombras e nervoso como nunca, afinal carregava a prova de seu crime nas costas…
W_MCA_ekinsell_old man and the cemetary
Poucos meses depois a Polícia começou a investigar o sumiço constante de corpos de meninas entre 12 e 18 anos do cemitério. Todas as suspeitas recaiam sobre algum tipo de seita satânica.
Durante meses a Polícia investigou o macabro caso sem sucesso, mas em um dia de novembro eles acabaram encontrando numa garagem de um prédio um corpo mumificado.
cadaver_encontrado_em_apartamento_vestid_
Certamente aquilo era algo bastante estranho, porém tudo ainda ficou ainda mais macabro quando a Polícia entrou em um dos apartamentos, pois lá encontrou 28 bonecas com tamanho de meninas de verdade. Não precisou muito para descobrirem que elas eram na verdade as meninas que haviam sido roubadas do cemitério, todas mumificadas e transformadas em bonecas.
CORPSES
Grandes-Crimes-A-Casa-Das-Bonecas-Anatoly-Moskvin-Bonecas-Urso
russia-grave-robberjpg-f069b76dbcc1e738
Assim o simples professor que um dia foi chamado de gênio tornou-se o Maníaco das Bonecas e
Anatoly-Moskvin
acabou preso sob a acusação de roubo de cadáver e violação de sepulcro.
Anatoly Moskvin, depois de preso, escreveu um texto para um jornal, tentando explicar o porquê de ele ter feito tudo que fez. Em certa parte do texto disse que quando criança foi forçado a beijar o cadáver de uma menina em um cortejo fúnebre, depois disso, sem motivo aparente, ele tornou-se um viciado em garotas recém mortas…
Se você gosta dessa série curta esse post para que ela tenha uma continuação!