terça-feira, 19 de junho de 2012

Estilo do Tenes pode Revelar Seu Comportamento


Fonte: Thinkstock
Você já se pegou analisando os sapatos de alguma pessoa a fim de adivinhar algum perfil de sua personalidade? Pois, saiba que é mesmo possível saber um pouco sobre o comportamento de uma pessoa de acordo com os calçados que elas usam e o aspecto que eles apresentam.
Um novo estudo, feito pela Wellesley College e divulgado este mês na Health on Today, revela que pelo menos alguns dos julgamentos, tendo como base os sapatos, são precisos. Por exemplo, podemos adivinhar a idade de uma pessoa e a situação financeira dela pelo visual de seus calçados. Segundo a pesquisa, surpreendentemente ainda é possível saber se ela é uma namorada (ou namorado) excessivamente “grudenta”.
A pesquisadora Dr. Angela Bahns, professora assistente de psicologia na Wellesley College, em Wellesley, Massachusetts, afirma que os sapatos são apenas marcadores de estilo pessoal de um indivíduo e que podem carregar informações sobre seus traços de personalidade. "Nós estávamos interessados em como as pessoas são capazes de formar as primeiras impressões sobre alguém de forma rápida", disse ela ao Health on Today.
No estudo, que será publicado na edição de agosto do Journal of Research in Personality, pesquisadores pediram a 208 estudantes da Universidade de Kansas, com idade entre 18 a 55 anos, para trazer uma foto dos sapatos que usam muitas vezes. Os alunos também realizaram diversos testes de personalidade on-line.
Sapato gasto ou polido?
Os pesquisadores então pediram a um grupo diferente de 63 estudantes universitários (também da Universidade de Kansas) para olhar as fotos dos sapatos e avaliar a personalidade dos donos dos pares, verificando o estilo, visão política e medidas demográficas, como idade, gênero e renda familiar. Os avaliadores também deveriam tentar adivinhar, por meio do aspecto dos sapatos, como essas pessoas se comportam nos relacionamentos.
Fonte: Thinkstock
Os primeiros resultados foram previsíveis, pois depois de analisar as fotos de botas, chinelos, sandálias, mocassins e tênis — o tipo mais comum de calçado apresentado — as pessoas foram melhores em julgar o sexo, a idade e a renda de uma pessoa desconhecida. "Esses fatores são, geralmente, características muito visíveis nos sapatos, então não é tão surpreendente que os avaliadores adivinharam mais facilmente", diz Bahns.
Contudo, os pesquisadores se surpreenderam com outro resultado que mostrou que a maioria dos avaliadores conseguiu identificar nos sapatos sinais de ansiedade e insegurança em relação aos seus relacionamentos.
A avaliação mostrou que sapatos muito polidos, limpos e de cor escura revelam pessoas mais “pegajosas”, com baixa autoestima e inseguras na relação, enquanto os sapatos mais gastos, coloridos e com pequenas imperfeições, são utilizados pelas pessoas que se mostraram mais seguras e menos possessivas nos testes de personalidade. Você concorda com a pesquisa?

Profissões Que Engordam


O stress no trabalho pode engordar. Fonte: Thinkstock
Se você ganhou peso nos últimos meses, o problema pode não estar nos churrascos de fim de semana ou no petisco do happy hour. A sua carreira pode ser a vilã para o fato de seu jeans não servir mais.
Essa foi a constatação de uma pesquisa realizada entre os meses de fevereiro e março de 2012 pelo site especializado em Recursos Humanos Carreer Builder. Segundo as entrevistas feitas com mais de 5.700 trabalhadores americanos, pelo menos 44% deles afirmaram que ganharam peso por causa da profissão.Em contrapartida, apenas 16% revelaram que perderam alguns quilos com uma ajudinha da carreira.
De acordo com a empresa, existem certas profissões que possuem maior incidência de funcionários sofrendo com o aumento de peso. Em geral, elas favorecem o sedentarismo ou possuem grande nível de stress.
Tomando como base esses fatores, o estudo conseguiu mapear as 10 áreas que mais engordam. São elas:
  • Agentes de viagem
  • Juízes e advogados
  • Assistentes sociais
  • Professores
  • Artistas, designers e arquitetos
  • Assistentes administrativos
  • Físicos
  • Policiais e bombeiros
  • Profissionais de marketing e relações públicas
  • Profissionais de TI
Juízes estão no grupo de risco. Fonte: Thinkstock
Entre os profissionais desses setores, mais da metade deles (54%) atribuiu o ganho de peso por ficar sentada a maior parte do dia, enquanto 56% afirmaram que não levantam da cadeira sequer para almoçar.
Os participantes também listaram outros motivos para as medidas a mais, como comer para aliviar o stress (37%), almoçar em restaurantes com frequência (23%) e, por fim, pular as refeições por falta de tempo (19%).
O estudo ainda revelou que a prática de exercícios, no entanto, não tem sido deixada de lado pelos profissionais. Mais da metade (59%) dos entrevistados afirmou que praticam atividades físicas regularmente, enquanto apenas 10% não possuem esse hábito.

O que pode ser mudado?

Ginástica no trabalho ajuda a movimentar o corpo. Fonte: Thinkstock
A boa notícia é que, ao que parece, as empresas não estão alheias as riscos que certas profissões trazem para a saúde dos funcionários. Segundo a vice-presidente do Career Builder, Rosemary Haefner, cada vez mais companhias estão promovendo iniciativas de qualidade de vida no local de trabalho, como descontos em academias e outras facilidades. O problema, no entanto, é que o estudo constatou que apenas 10% dos colaboradores aproveitam as vantagens.
A vice-presidente recomenda ainda alguns hábitos para manter-se magro, independente da profissão escolhida. Entre eles, está dar mais passos ao longo do dia (trocando o elevador pela escada, por exemplo), comer lanches saudáveis, levar o almoço de casa (em vez de recorrer a restaurantes), beber mais água (substituindo cafés e sucos) e, ainda, se comprometer com alguma forma de exercício físico.