sábado, 25 de agosto de 2012

Twitter Viciante


Fonte: Thinkstock
Usar o Twitter ou checar sua caixa de e-mails pode ser mais tentador do que cigarros ou álcool, é o que indica um grupo de pesquisadores que buscou sondar o quanto as pessoas conseguem resistir aos seus desejos. Eles revelam ainda que, embora a atividade sexual e o sono sejam necessidades básicas de qualquer ser humano, existem pessoas com uma tendência maior a abrir mão dessas necessidades para interagir nas mídias sociais.
A equipe liderada por Wilhelm Hofmann, da Escola de Negócios da Universidade de Chicago, afirma que o experimento foi realizado com aparelho de Blackberry para medir o nível de desejo de 205 voluntários com idades entre 18 e 85 anos, que moravam na cidade alemã de Würtzburg e em seus arredores.
Essa seria a primeira pesquisa a trabalhar em campo em vez de buscar resultados dentro de um laboratório. O estudo foi publicado no periódico Psychological Science e divulgado no jornal britânicoThe Guardian.
Durante sete dias consecutivos, os voluntários recebiam sete mensagens por dia em um período de 14 horas. O objetivo era que eles respondessem as mensagens dizendo se estavam sentindo algum desejo naquele exato momento ou se tinham correspondido a um desejo nos últimos 30 minutos. Os pesquisadores avaliavam o tipo de impulso relatado, a força do desejo (que poderia ser classificada até “irresistível”), se havia um conflito de interesses e se os voluntários resistiam aos impulsos ou preferiam satisfazê-los. Ao todo, foram 10.558 respostas e 7.827 desejos relatados.

Fonte: Thinkstock
“A vida moderna é uma mistura de desejos variados marcados pelo conflito frequente e pela resistência, sendo que este último quase nunca obtém sucesso”, explica o pesquisador. O sono e o lazer eram os impulsos mais problemáticos, pois sugeriam “uma tensão entre as inclinações naturais de descansar e relaxar e a grande quantidade de trabalho e outras obrigações”, completa Hofman.
A equipe de pesquisadores – que incluía um membro da Universidade do Estado da Florida e outro da Universidade de Minnesota – declarou que as respostas que revelavam desejos como o cigarro, o álcool e o café eram pouco frequentes, o que desafia a noção de que “o estereótipo do vício é marcado por fortes desejos incontroláveis”.
“Resistir ao impulso de trabalhar quando isso gera um conflito com outros desejos – como socializar ou praticar alguma atividade de lazer – pode ser difícil porque o trabalho define a identidade da pessoa, dita muitos aspectos da vida cotidiana e se transforma em penalidade caso alguma tarefa importante não seja concluída”, explica a equipe.
Hofman ainda ressaltou ao The Guardian: “Os impulsos de utilizar as redes sociais podem ser mais tentadores por causa da sua grande disponibilidade e também porque transmitem a impressão de que ‘não custa muito’ realizar essas atividades, mesmo que a pessoa queira resistir”.
“Com o cigarro e o álcool, os custos são maiores – tanto em um longo prazo quando com relação ao dinheiro – e a oportunidade nem sempre é adequada. Então, mesmo que ceder às tentações das mídias sociais pareça trazer consequências menores, o uso frequente ainda é responsável por ‘consumir’ muito tempo da vida das pessoas”, finaliza.
Fonte: Todaela

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