Essa foi a quinta edição da Copa do Mundo de Cálculo Mental, que é realizada a cada dois anos desde 2004. Neste ano, a competição atraiu 32 matemáticos de 14 países. O Brasil não foi representado no evento.
Naofumi Ogasawara e algumas das questões de aritmética que solucionou durante a competição
Na categoria de adição, os competidores receberam dez questões que envolviam a soma de dez números com dez dígitos cada. O japonês, além de ser mais rápido que todos, ainda bateu o recorde mundial, e resolveu os dez problemas em três minutos e 11 segundos.
Myagmarsuren Tuuruul, da Mongólia, foi o ganhador dessa prova. O cubano Freddis Reyes Hernández venceu o desafio de multiplicação e o alemão Jan van Koningsveld teve a maior pontuação nas tarefas de raiz ao cubo.Curiosamente, na prova que listava datas do calendário entre os anos 1600 e 2100, e dava aos especialistas em aritmética 60 segundos para calcular em que dia da semana a data caiu ou cairá, o professor do Japão tirou a nota zero.
Mesmo com uma nota zero, a maior pontuação final foi a do japonês. Com 828,15 pontos, ele superou com folga os 523,83 pontos do segundo colocado, Hua Wei Chan, da Malásia. O alemão van Koningsveld ficou com a terceira posição, com 513,98.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário