É indiscutível que viajar de avião é um dos meios de transportes mais seguros que tem, são rápidos e a taxa de acidentes é muito baixa, mesmo assim, acho que todo mundo sente aquele frio na barriga na hora de decolar, mesmo quem gosta de voar já deve ter sentido certo medo. Mas e se houvesse alguma coisa de diferente em sua viagem, como, por exemplo, uma pista de pouso muito, mas muito diferente? Conheçam as nove pistas de aterrisagem mais assustadoras que existem no mundo.
Pista-praia
Vamos começar com a mais “tranquila” delas. Esta se localiza no aeroporto de Barra, na Escócia, e tem seus horários preenchidos de acordo com a maré, já que há momentos em que ela pode deixar a pista completamente submersa.
Pista-praia em delta de rio rochoso
Esta já é mais tensa que a primeira e abriga o Copalis Beach Airport, EUA. Além das mesmas preocupações anteriores, o piloto ainda deve ter cuidado com as rochas e ser muito habilidoso para evita-las.
Pista no alto de uma montanha
Agora sim podem começar os arrepios. Na França, existe o Aeroporto de Courchevel, e como se já não bastasse estar no alto de uma montanha coberta de neve por causa da altitude e com risco de derrapagem, a pista é relativamente curta (525 metros) e possui uma pequena inclinação de 18,5 graus. Não é à toa que apenas aviões de pequeno porte possam utilizá-la.
Pista à beira de um precipício
O aeroporto Matekane Air Strip possui uma pista ainda menor que a anterior (400 metros) e uma de suas pontas coincide com a beira de um penhasco de 600 metros! È utilizado por ONGs e médicos que atendem em Lesoto, África.
Pista no fundo de um vale
É o caso do Aeroporto de Toncontín, Honduras. Nele, o piloto deve fazer uma curva de 45 graus instantes antes de aterrissar, já que as montanhas não permitem que o avião desça em linha reta, mesmo assim, suporta aviões de grande porte, como é o caso do Boeing 757.
Pista no meio da rua
Já pensou em estar andando de carro ou de moto e de repente escutar uma buzina de um avião que está pedindo passagem? Mas fiquem tranquilos, pois em Gibraltar o transito é obrigado a parar para que o avião aterrisse. A pista do aeroporto internacional simplesmente corta uma avenida.
Pista no pé da montanha
O aeroporto de Tenzing-Hillary, Nepal, foi considerado o mais perigoso do mundo, não por ter uma pista curta (527 metros), estreita (20 metros) e uma inclinação de 11 graus, mas sim porque aliado a tudo isso há uma montanha em uma das pontas e, por causa da altitude de 2700 metros acima do nível do mar, há diversos fatores climáticos que dificultam o voo.
Pista entre abismos
Localizada na ilha caribenha de Saba, esta pista tem a singularidade de ter em cada uma das pontas um abismo cujo fundo é o próprio mar. Mas calma lá, além de tudo isso, a pista possui apenas 400 metros.
Pista no meio da área urbana
Não pensaram que iríamos ficar de fora, não é mesmo? Talvez por ser comum a nós, não reconheçamos o Aeroporto de Congonhas, São Paulo, como um dos mais assustadores do mundo. Ele causa medo justamente por estar muito perto de uma grande área urbana.
Fonte: Minilua
Nenhum comentário:
Postar um comentário