A fim de tentar reconhecer a personalidade de uma pessoa, pesquidasores da Universidade de Wroclaw, na Polônia, decidiram utilizar um indicador conhecido e relevante: ‘traços da personalidade podem alterar seu odor corporal’.
Para o estudo foram recrutados 30 homens e 30 mulheres, onde cada um ganhou uma camiseta branca de algodão que deveriam usar por três dias. Foi proibido usar perfume ou qualquer outro tipo de produto para disfarçar o cheiro, além de fumar e comer alimentos com odores muito fortes.
Após o período especificado, as camisetas foram recolhidas e cada uma foi colocada em um saco plástico inodoro e não transparente. Neste ponto do estudo foram selecionados 100 homens e 100 mulheres para avaliar o cheiro das camisetas.
Estes avaliadores classificaram cheiros semelhantes e classificaram, a fim de separar “grupos de odores”. Em paralelo, um acompanhamento psicológico foi conduzido com os 60 voluntários, que também foram separados de acordo com os traços da personalidade, definind: extroversão (alto grau de sociabilidade), dominância (vontade de liderar) e nervosismo (constantes demonstrações de ansiedade).
Ao final da pesquisa dos dados dos cheiros das camisas e os resultados psicológicos foram analisados. Os dados não foram perfeitos, porém houve grande semelhança entre um determinado cheiro e um traço psicológico.
O estudo concluiu que pessoas com alto grau de nervosismo tendem a suar mais, o que reflete em seu cheiro, porém, características como dominação fazem com que certos tipos de hormônios sejam produzidos em maior quantidade, um fator que pesa bastante na balança.
Fonte:Minilua
Nenhum comentário:
Postar um comentário