Uma curiosa pesquisa publicada no Journal of Consumer Research mostra que o valor das notas que você leva no bolso pode determinar o seu comportamento como consumidor – e ajudá-lo a gastar menos.
Isso porque, segundo os pesquisadores, quanto maior for o valor das cédulas, menos você estará disposto a gastá-las. Além disso, se realizar a compra, então você se sentirá menos satisfeito do que aqueles que tiverem utilizado uma nota menor.
Para chegar a essas conclusões, o trabalho foi realizado com grupos de consumidores (homens e mulheres) de diferentes países e idades, como China e Estados Unidos, por exemplo.
No grupo chinês, algumas mulheres, com idades entre 25 e 45 anos, receberam cerca 100 yuans cada uma, com o dinheiro divido em várias notas ou somente uma cédula. Nos EUA, alguns estudantes ganharam pequenas quantias de dinheiro, como moedas de US$ 0,25 ou no máximo uma nota de um dólar.
Segundo a pesquisa, 20% das mulheres chinesas que receberam a nota “grande” não gastaram o dinheiro, optando por guardá-lo. Em contrapartida, somente 9,3% das que ganharam a verba em notas “quebradas” resistiram em gastar a quantia.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, os jovens se mostraram mais dispostos a trocar as suas moedas de US$ 0,25 por doces (cerca de 63% dos pesquisados), enquanto somente 26% quiseram gastar o dinheiro quando receberam a nota de um dólar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário