De acordo com denúncias chegadas ao Proparnaiba.com, a Secretaria de Saúde do Município de Parnaíba, teria recebido uma Motolância, e há algum tempo o transporte estaria guardado no almoxarifado da Prefeitura de Parnaíba, sem nenhuma utilização.
Trata-se de uma motocicleta do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), usada para que se alcance a excelência no atendimento, pois seu tempo resposta é menor. É uma solução para locomoção mesmo em condições de tráfego ruins nas grandes cidades e também para o difícil acesso em áreas remotas.A motolância trata-se de uma moto de 250 cilindradas, equipada com balão de oxigênio, desfibrilador, talas de imobilização, sinalizadores, colar cervical e suporte de rádio amador, que vão prestar o atendimento primário de forma mais rápida ao paciente, até que a ambulância convencional chegue ao local da ocorrência.De acordo com a Secretária de Saúde do município, Ilvanete Beltrão, este veículo foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde através de uma solicitação da secretaria de saúde, e ela esteve guardada em Teresina por algum período, para que entre os profissionais do SAMU de Parnaíba fosse realizada a capacitação dos profissionais com o intuito que estes aprendam a utilizá-la.
“O motorista tem que ser técnico de enfermagem, precisa ter noções de trânsito e urgência em velocidade. Esse treinamento é realizado pela Polícia Rodoviária Federal. Infelizmente, apesar de inúmeras demandas nossas, a PRF nunca nos disponibilizou pessoal para esta capacitação”, disse a secretária.
Diante disso, a secretaria irá fazer a capacitação e isso já está sendo viabilizado. O prazo dado pela secretária com relação à disposição dos serviços da motolância para toda a sociedade parnaibana são de aproximadamente dois meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário