De acordo com uma pesquisa patrocinada pela empresa SecurEnvoy, cerca de 66% dos britânicos, sendo 70% mulheres e 61% de homens, sofrem de nomofobia, um medo de estar sem o telefone celular. Cerca de 77% das pessoas atingidas por este transtorno estão na faixa etária dos 18 aos 24 anos de idade.
O aumento dos modelos e utilidades dos telefones faz com que estes aparelhos se tornem indispensáveis na vida social de muitas pessoas.
No Brasil o número de pessoas nas redes sociais têm crescido bastante e, pela previsão da consultoria IDC cerca de 15 milhões de smartphones deverão ser vendidos no país neste ano.
Muitas pessoas não conseguem imaginar sua vida sem atulizar seu status no facebook, outros não imaginam sua vida sem as últimas notícias da internet, ou mesmo sem poder fazer uma ligação ou enviar uma mensagem de texto.
A primeira pesquisa realizada sobre este mesmo assunto foi em 2008, na Inglaterra, que identificou um alto grau de inquietude em cerca de 53% dos participantes, caso estes “perdessem o aparelho, ficassem sem cobertura de rede ou a bateria ou até mesmo se seus créditos acabassem".”
Mas especialistas afirmam que para cura, basta a pessoa fazer uma terapia de exposição, na qual esta começa a imaginar momentos da vida sem o aparelho e após isso tenta se separar dele aos poucos. Somente em casos mais graves o uso de medicamentos é indicado.
E você, acha que sofre de nomofobia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário