Sempre há uma curiosidade pairando no ar quando falamos do Céu. Teorias fofinhas dizem que as nuvens são feitas de algodão onde moram os ursinhos carinhosos; os apaixonados acreditam ter seus amores escritos nas estrelas e até as dão de presente ao ser amado, mas qual teoria explicaria o azul do céu? Deus é cruzeirense ou gremista? Acho que não!
“Mas nossa vã ciência explica. A luz branca emitida pelo Sol, é composta de setes cores básicas, cada uma com sua frequência. A luz azul tem uma frequência muito próxima daquela ressonância dos átomos da atmosfera, ao contrario da luz vermelha, neste sentido, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções, num processo chamado dispersão de Rayleigh. A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos por que é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.”
Complexo neh!? Mas vale lembrar que complicado ou não, o Céu Azul é um dos mais lindos espetáculos de se ver numa manhã de Sol!
Nenhum comentário:
Postar um comentário