terça-feira, 19 de junho de 2012

Estilo do Tenes pode Revelar Seu Comportamento


Fonte: Thinkstock
Você já se pegou analisando os sapatos de alguma pessoa a fim de adivinhar algum perfil de sua personalidade? Pois, saiba que é mesmo possível saber um pouco sobre o comportamento de uma pessoa de acordo com os calçados que elas usam e o aspecto que eles apresentam.
Um novo estudo, feito pela Wellesley College e divulgado este mês na Health on Today, revela que pelo menos alguns dos julgamentos, tendo como base os sapatos, são precisos. Por exemplo, podemos adivinhar a idade de uma pessoa e a situação financeira dela pelo visual de seus calçados. Segundo a pesquisa, surpreendentemente ainda é possível saber se ela é uma namorada (ou namorado) excessivamente “grudenta”.
A pesquisadora Dr. Angela Bahns, professora assistente de psicologia na Wellesley College, em Wellesley, Massachusetts, afirma que os sapatos são apenas marcadores de estilo pessoal de um indivíduo e que podem carregar informações sobre seus traços de personalidade. "Nós estávamos interessados em como as pessoas são capazes de formar as primeiras impressões sobre alguém de forma rápida", disse ela ao Health on Today.
No estudo, que será publicado na edição de agosto do Journal of Research in Personality, pesquisadores pediram a 208 estudantes da Universidade de Kansas, com idade entre 18 a 55 anos, para trazer uma foto dos sapatos que usam muitas vezes. Os alunos também realizaram diversos testes de personalidade on-line.
Sapato gasto ou polido?
Os pesquisadores então pediram a um grupo diferente de 63 estudantes universitários (também da Universidade de Kansas) para olhar as fotos dos sapatos e avaliar a personalidade dos donos dos pares, verificando o estilo, visão política e medidas demográficas, como idade, gênero e renda familiar. Os avaliadores também deveriam tentar adivinhar, por meio do aspecto dos sapatos, como essas pessoas se comportam nos relacionamentos.
Fonte: Thinkstock
Os primeiros resultados foram previsíveis, pois depois de analisar as fotos de botas, chinelos, sandálias, mocassins e tênis — o tipo mais comum de calçado apresentado — as pessoas foram melhores em julgar o sexo, a idade e a renda de uma pessoa desconhecida. "Esses fatores são, geralmente, características muito visíveis nos sapatos, então não é tão surpreendente que os avaliadores adivinharam mais facilmente", diz Bahns.
Contudo, os pesquisadores se surpreenderam com outro resultado que mostrou que a maioria dos avaliadores conseguiu identificar nos sapatos sinais de ansiedade e insegurança em relação aos seus relacionamentos.
A avaliação mostrou que sapatos muito polidos, limpos e de cor escura revelam pessoas mais “pegajosas”, com baixa autoestima e inseguras na relação, enquanto os sapatos mais gastos, coloridos e com pequenas imperfeições, são utilizados pelas pessoas que se mostraram mais seguras e menos possessivas nos testes de personalidade. Você concorda com a pesquisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário