terça-feira, 19 de junho de 2012

Profissões Que Engordam


O stress no trabalho pode engordar. Fonte: Thinkstock
Se você ganhou peso nos últimos meses, o problema pode não estar nos churrascos de fim de semana ou no petisco do happy hour. A sua carreira pode ser a vilã para o fato de seu jeans não servir mais.
Essa foi a constatação de uma pesquisa realizada entre os meses de fevereiro e março de 2012 pelo site especializado em Recursos Humanos Carreer Builder. Segundo as entrevistas feitas com mais de 5.700 trabalhadores americanos, pelo menos 44% deles afirmaram que ganharam peso por causa da profissão.Em contrapartida, apenas 16% revelaram que perderam alguns quilos com uma ajudinha da carreira.
De acordo com a empresa, existem certas profissões que possuem maior incidência de funcionários sofrendo com o aumento de peso. Em geral, elas favorecem o sedentarismo ou possuem grande nível de stress.
Tomando como base esses fatores, o estudo conseguiu mapear as 10 áreas que mais engordam. São elas:
  • Agentes de viagem
  • Juízes e advogados
  • Assistentes sociais
  • Professores
  • Artistas, designers e arquitetos
  • Assistentes administrativos
  • Físicos
  • Policiais e bombeiros
  • Profissionais de marketing e relações públicas
  • Profissionais de TI
Juízes estão no grupo de risco. Fonte: Thinkstock
Entre os profissionais desses setores, mais da metade deles (54%) atribuiu o ganho de peso por ficar sentada a maior parte do dia, enquanto 56% afirmaram que não levantam da cadeira sequer para almoçar.
Os participantes também listaram outros motivos para as medidas a mais, como comer para aliviar o stress (37%), almoçar em restaurantes com frequência (23%) e, por fim, pular as refeições por falta de tempo (19%).
O estudo ainda revelou que a prática de exercícios, no entanto, não tem sido deixada de lado pelos profissionais. Mais da metade (59%) dos entrevistados afirmou que praticam atividades físicas regularmente, enquanto apenas 10% não possuem esse hábito.

O que pode ser mudado?

Ginástica no trabalho ajuda a movimentar o corpo. Fonte: Thinkstock
A boa notícia é que, ao que parece, as empresas não estão alheias as riscos que certas profissões trazem para a saúde dos funcionários. Segundo a vice-presidente do Career Builder, Rosemary Haefner, cada vez mais companhias estão promovendo iniciativas de qualidade de vida no local de trabalho, como descontos em academias e outras facilidades. O problema, no entanto, é que o estudo constatou que apenas 10% dos colaboradores aproveitam as vantagens.
A vice-presidente recomenda ainda alguns hábitos para manter-se magro, independente da profissão escolhida. Entre eles, está dar mais passos ao longo do dia (trocando o elevador pela escada, por exemplo), comer lanches saudáveis, levar o almoço de casa (em vez de recorrer a restaurantes), beber mais água (substituindo cafés e sucos) e, ainda, se comprometer com alguma forma de exercício físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário