Este foi o resultado de um estudo alemão realizado nas universidades de Humbold University, em Berlim e na Technical University, em Darmstadt, com cerca de 600 participantes.
Percebeu-se durante a pesquisa que cerca de 36% dos participantes se sentiam frustados, ao ver como a vida de seus contatos era divertida ou interessante, o que causou profunda inveja.
Dentre os principais motivos levantados para causar este sentimento estão: comemorações por sucesso no trabalho, vida social, fotos de férias e, em alguns casos até mesmo felicitações de aniversários ou bichinhos de estimação acabam provocando frustação.
A intenção do estudo é mostrar que as pessoas na verdade usam a rede social para “exibir” seu sucesso e popularidade, e compará-las com a de seus contatos.
“Mostramos cientifcamente que as redes sociais dão acesso a muitas notícias positivas e que ter amigos bem sucedidos pode causar inveja. Sucesso, talento e bens geram reações de inveja”, concluiu Hanna Krasnova, da Humboldt University.
E você, já sentiu uma pontinha de inveja de alguma atualização de um de seus contatos no facebook?
Nenhum comentário:
Postar um comentário