Os processos criativos dos estilistas e designers tem se alterado graças às mudanças tecnológicas, com, inclusive, novos especialistas liderando esses estudos. O design tem se transformado à medida que a demanda do consumidor também muda.
Como no filme “Tron: O Legado”, partes de eletrônicos já podem ser integradas às roupas. Cores e estampas são agora criadas com fibras óticas ou LED, podendo pulsar ou iluminar. A marca inglesa Cute Circuit já lançou vestidos e tops com Led, bem como Katy Perry, Lady Gaga, U2 e a brasileira Gaby Amarantos já desfilaram por aí.
Estilistas como Marios Schwab, Peter Pilotto e Iris Van Herpen estão à frente desse movimento. A exposição de Iris Van Herpen, na Holanda, ilustra bem essa mudança no novo artesanal tecnológico.
Iris Van Herpen tem como mentores nomes como Alexander McQueen e Viktor & Rolf e se inspira no design híbrido, além de formas da natureza. Ela também colabora com arquitetos e cientistas que inspiram novas formas de pensar o design. Entre suas clientes, nomes como Lady Gaga e Bjork. No momento, a estilista se dedica a pensar estampas 3D para seus tecidos.
Um pouco mais perto dos consumidores reais, estudos já mostram tecidos que ficam limpos após o uso, assim como substâncias em spray que se moldam ao corpo. Quem poderia pensar que isso já estaria se tornando realidade? Pois é, realidade já é, mas enquanto eles não chegam ao mercado confira nossa seleção de produtos como tecidos e modelagens com pegada futurista.
Fonte: Farfetch
Nenhum comentário:
Postar um comentário