quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Homem Descobre Quem Tem Doença Amarando O Sapato


Um homem que vivia há mais de 40 anos com uma doença rara, sem saber disso, foi finalmente diagnosticado depois que uma médica o viu amarrar os cadarços, segundo reportagem publicada pelo site do jornal britânico "Daily Mail".
Ian Butcher Redfern estava com a filha, Evie, de 6 anos, no Hospital Infantil Sheffield, para tratar a Síndrome de Ehlers-Danlos (EDS, na sigla em inglês) da menina, que tem a pele mais frágil e difícil de cicatrizar. O diagnóstico dela veio aos 3 anos, e facilmente a garota sofre contusões e se machuca.
Síndrome de Ehlers Danlos (Foto: Reprodução/Daily Mail)Ian foi diagnosticados porque dobrou os pulsos em um ângulo incomum  (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Durante a consulta, a médica de Evie, Glenda Sobey, percebeu algo incomum na maneira como o pai se abaixou para amarrar os sapatos e percebeu que ele sofria da mesma síndrome da filha, ao vê-lo dobrar os pulsos em um ângulo muito estranho. Isso porque, além dos sintomas clássicos apresentados por Evie, a doença pode causar hipermobilidade, deixando as articulações e os ligamentos mais frouxos.
"Na minha vida, o EDS não tem sido um problema, tanto que eu nem sabia que tinha, mas essa é uma condição que afeta as pessoas de maneiras diferentes. Pode haver muita gente que não sabem que tem a doença", afirmou o pai.

"Eu nunca esperava que a médica dissesse que eu tinha mesma condição de Evie. Foi tão estranho, principalmente porque os sintomas dela são graves", disse.
Ian ficou surpreso com o diagnóstico, porque não teve os sintomas graves que afetam sua filha.
De acordo com o pai, a pele da menina simplesmente se "quebra" quando ela sofre alguma colisão.
Segundo a médica, esse tipo de doença geralmente é diagnosticado na infância. "Como a condição é hereditária, sempre testamos para ver se os pais são portadores do gene, mas nunca vi um caso como esse antes, de que um pai tem a EDS clássica, mas não sabia", revela Glenda.
Síndrome de Ehlers-Danlos
Existem vários tipos de Síndrome de Ehlers-Danlos, também conhecida como cútis elástica. Essa rara doença genética atinge uma em cada 5 mil pessoas e é provocada por um defeito na síntese do colágeno, proteína que une e dá sustenta aos tecidos, ajudando-os a resistir a deformações.
A EDS não tem cura, mas o tratamento ajuda a controlar os sintomas e evitar complicações no futuro. "Há muitas maneiras de prevenir danos. Evie usa meias especiais na escola para proteger as pernas, e Ian agora faz verificações anuais do coração, porque essa condição pode causar vários problemas", disse a médica.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário