quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Jornal Bota Foto Falsa




O jornal espanhol "El País" decidiu paralisar a distribuição da edição desta quinta-feira (24) por conta de uma foto que mostrava um homem entubado após operação, em uma cama de hospital, e que uma agência de notícias havia fornecido à publicação afirmando que se tratava do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se recupera de cirurgia contra o câncer em Havana, Cuba.
O jornal também retirou a imagem falsa da sua edição digital, onde, segundo afirma em comunicado, teria permanecido por aproximadamente meia hora.

Após constatar que a foto oferecida não era do presidente venezuelano, o jornal espanhol "paralisou a distribuição de sua edição impressa e começou a enviar uma nova edição aos pontos de venda", diz nota publicada na versão online do jornal.
No texto que acompanhava a foto, o "El País" informava que não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem, fornecida pela agência Gtres Online.
Mulher lê edição do jornal espanhol 'El País' com foto que mostra um homem entubado que uma agência de notícias havia fornecido à publicação afirmando que se tratava de Hugo Chávez. O jornal decidiu paralisar a distribuição ao constatar o erro. (Foto: Andrea Comas/Reuters)Mulher lê edição do jornal espanhol 'El País' com foto que mostra um homem entubado (Foto: Andrea Comas/Reuters)
Segundo a conta no Twitter do ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, a foto é proveniente do vídeo de uma cirurgia de outra pessoa (um paciente com acromegalia, uma doença hormonal), tirada do site de compartilhamento de vídeos YouTube.

A foto, comentou Villegas em outro tweet, é "tão grotesca quanto falsa".
Chávez se encontra hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma intervenção cirúrgica por conta de um câncer "cujas características o governo venezuelano não quis precisar", diz o jornal.
Diário espanhol El País explica episódio em um comunicado na versão online do jornal (Foto: Reprodução)Diário espanhol El País explica episódio em um comunicado na versão online do jornal (Foto: Reprodução)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário