O jornal espanhol "El País" decidiu paralisar a distribuição da edição desta quinta-feira (24) por conta de uma foto que mostrava um homem entubado após operação, em uma cama de hospital, e que uma agência de notícias havia fornecido à publicação afirmando que se tratava do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se recupera de cirurgia contra o câncer em Havana, Cuba.
O jornal também retirou a imagem falsa da sua edição digital, onde, segundo afirma em comunicado, teria permanecido por aproximadamente meia hora.
Após constatar que a foto oferecida não era do presidente venezuelano, o jornal espanhol "paralisou a distribuição de sua edição impressa e começou a enviar uma nova edição aos pontos de venda", diz nota publicada na versão online do jornal.
No texto que acompanhava a foto, o "El País" informava que não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem, fornecida pela agência Gtres Online.
Segundo a conta no Twitter do ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, a foto é proveniente do vídeo de uma cirurgia de outra pessoa (um paciente com acromegalia, uma doença hormonal), tirada do site de compartilhamento de vídeos YouTube.
A foto, comentou Villegas em outro tweet, é "tão grotesca quanto falsa".
A foto, comentou Villegas em outro tweet, é "tão grotesca quanto falsa".
Chávez se encontra hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma intervenção cirúrgica por conta de um câncer "cujas características o governo venezuelano não quis precisar", diz o jornal.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário